Solene celebra 43 anos de fundação do PT do ES

Em comemoração aos 43 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) celebrado no último dia 10, a Assembleia Legislativa (Ales) realizou sessão solene na noite de segunda-feira (27). Proposta em conjunto pelos deputados petistas Iriny Lopes e João Coser, a solenidade homenageou 17 membros de secretarias e setoriais do partido no Espírito Santo, com a entrega de certificados.
Integraram ainda o evento o deputado estadual Tyago Hoffmann (PSB/ES); os deputados federais petistas Helder Salomão e Jack Rocha, que é presidente estadual do PT; o ex-deputado estadual e secretário de Estado dos Esportes, José Carlos Nunes; o vice-prefeito de Águia Branca, Efrém Basilio; e a vereadora de Vitória Karla Coser (PT/ES).
A deputada Iriny Lopes apresentou um resumo da história do partido e disse que o escolheu por ser “independente de classes” e por representar os trabalhadores do Brasil. “Quando servimos ao povo brasileiro, servimos ao mundo. O povo é pobre, mas o País é riquíssimo. Vivemos momentos duros com o governo anterior, mas estamos superando isso com o governo Lula. Depois da aliança feita com o PSB e o nosso vice-presidente Geraldo Alckmin, vamos falar das nossas conquistas e o que queremos para o Brasil”, destacou a parlamentar.
Coser pontuou que o partido nasceu dos sindicatos, da igreja e de pessoas com história na esquerda brasileira. “O PT existe para cuidar das pessoas, tendo começado nos núcleos de base e chegamos ao ápice com um presidente da República, o Lula, um sindicalista iluminado. O programa de combate à fome, graças aos governos de Lula e Dilma, foi reconhecido pela ONU”, afirmou o parlamentar.

Fotos do evento

O deputado estadual Tyago Hoffmann falou ter sido indicado pelo PSB para prestigiar o evento. “Lealdade com as nossas posições ideológicas é importante, pois tenho história no partido, tendo o meu pai sido filiado à sigla. O projeto do PT resgata a dignidade do povo brasileiro e tenho orgulho em fazer parte deste projeto, com o governador Renato Casagrande”, disse.

A presidente estadual do PT, Jack Rocha, afirmou que o partido nunca abandonou o seu principal objetivo, “o de reconstruir a democracia no Brasil, vencendo o fascismo e o autoritarismo”, e que ele “existe para dar voz a cada um que está invisível”. Opinião essa compartilhada pelo deputado federal Helder Salomão: “O PT governa para todo o mundo, mas prioritariamente para os que mais precisam“, disse.
Pelos homenageados, falaram Ivo da Silva Lopes, da Secretaria de Juventude do PT; e Fernanda Maria de Souza, da Secretaria de Mulheres.

História
O PT foi fundado em 10 de fevereiro de 1980, a partir do histórico encontro no Colégio Sion, em São Paulo, que reuniu lideranças sindicais, religiosas e do movimento social, além de ativistas da esquerda que haviam retornado do exílio. Com quase 2,5 milhões de filiados e a segunda maior bancada de parlamentares na Câmara Federal, é o maior partido de esquerda da América Latina e um dos maiores do mundo. 

Homenageados com certificados

Sebastião Erculino Custódio (Setorial Agrário)

Brenda Lau Pereira (Setorial de Ciência e Tecnologia) – representada por Milena Ferreira

Luiz Carlos Silva dos Santos (Secretaria de Combate ao Racismo)

Mariana Oliveira Alves (Setorial Comunitário) – representada por Rafael Reis

Valdir Castiglioni Filho (Secretaria de Cultura)

Perly Cipriano (Setorial de Direitos Humanos) – representado por José Carlos Pigatti

Otiniel Barcelos de Aquino (Setorial de Economia Solidária)

Sumika Soares de Freitas (Setorial de Educação) – representada por Isabel Alves de Lima

Eneias Zanelato Carvalho (Setorial de Energia e Recursos Minerais)

Elbia Miguel Alves (Setorial de Saúde)

Inês Simon Ferreira (Setorial de Segurança Pública)

Evani dos Santos Reis (Setorial Sindical)

Fischer Marcelo Moreira dos Santos (Setorial Transporte)

Gean Carlos Nunes de Jesus (Secretaria LGBT)

Jonas Lube Gera (Secretaria de Meio Ambiente)

Fernanda Maria Souza (Secretaria de Mulheres)

Ivo da Silva Lopes (Secretaria de Juventude). Fonte e foto ales.