Teste da orelhinha é feito na Santa Casa em todos os bebês nascidos pelo SUS.

04-03-2021 – Afolhaonline.com

O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. Desde 2010, é determinado por lei, que nenhuma criança saia da maternidade sem ter feito o teste, que é gratuito. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo antes de completarem 1 mês de vida.

O exame que atua na detecção precoce da perda auditiva é um teste simples, fácil, rápido e sem dor, mas de extrema importância. No Hospital Santa Casa de Misericórdia de Colatina, este exame é realizado antes da alta de todos os bebês nascidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

Por mês são realizados cerca de 80 Testes da Orelinha pela fonoaudióloga responsável pelo serviço, Milena P. Pancieri, explica a importância de realização do exame; “Quando a intervenção é iniciada logo, possibilita em geral que a criança tenha melhores resultados para desenvolvimento da função auditiva, da linguagem, da fala e do processo de aprendizagem e conseqüentemente, a inclusão no mercado de trabalho e melhores condições de vida”.