Tribunal de Contas do ES debate políticas de meio ambiente no Estado

O Espírito Santo é um dos Estados mais avançados nessa questão.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), conselheiro Rodrigo Chamoun, e a coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana (NASM), Ana Emília Brasiliano Thomaz, participaram, nesta segunda-feira (01), de debates relacionados a políticas ambientais. O secretário-geral de Controle Externo do TCE-ES, Donato Volkers Moutinho, também esteve presente.

A reunião teve como foco a política de resíduos sólidos. Além dos representantes do TCE-ES, participaram a promotora de Justiça Isabela de Deus Cordeiro e a procuradora do Trabalho Janine Fiorot. Elas apresentaram um panorama do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos e mostraram a situação dos catadores de lixo e da coleta seletiva no Estado. 

“A coleta seletiva está implantada em todos os municípios, mas não está universalizada. Temos 74 associações de catadores constituídas, regularizadas e que fazem parte do Fórum Capixaba de Resíduos Sólidos. O Espírito Santo é um dos Estados mais avançados nessa questão, mas queremos evoluir ainda mais”, disse Isabela propondo que o Tribunal contribua para este avanço.  

Ana Emília, por sua vez, destacou que, por mais que o Tribunal faça constantes fiscalizações, sempre busca ações conjuntas. “Acredito muito no trabalho conjunto. Este é um tema que é muito sensível ao Tribunal e, com certeza, vamos avaliar a melhor forma de contribuirmos para sua evolução”, disse. 

Durante a conversa, Chamoun lembrou do período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e também debatendo, na Assembleia Legislativa, legislações sobre este tema. Ao final do encontro, o presidente apresentou às visitantes algumas funcionalidades do Painel de Controle. 

 Fonte e foto  TCE-ES