Donald Trump sofre atentado a tiros em comício nos EUA

O pré-candidato do Partido Republicano à Casa Branca discursava no momento em que levou a mão à orelha direita…

O ex-presidente americano e candidato à Casa Branca, Donald Trump, sofreu um atentado a tiros no sábado – ontem (13), durante um comício na Pensilvânia, nordeste dos Estados Unidos.

Trump foi retirado do palco por agentes do Serviço Secreto após ser atingido na orelha direita. Apesar do sangramento, ele foi examinado e passa bem, segundo seu porta-voz.

O atentado resultou na morte do atirador e de um espectador, além de deixar duas pessoas gravemente feridas. Imagens mostram o corpo do suposto agressor, identificado como Thomas Mattew Crooks, um homem branco de 20 anos, natural da Pensilvânia, caído no telhado de um prédio baixo.

Repercussão na Casa Branca

O presidente Joe Biden condenou a violência e conversou com Trump após o ocorrido, conforme informou a Casa Branca. Em comunicado, o FBI descreveu o incidente como uma “tentativa de assassinato” e solicitou a colaboração da população na investigação.

Discurso no evento

Durante o comício, Trump criticava a entrada massiva de migrantes nos EUA, culpando o presidente Joe Biden, quando os tiros foram disparados. Após o atentado, Trump foi visto levantando-se despenteado e sem seu boné, cercado por agentes.

O Serviço Secreto informou que o atirador disparou vários tiros em direção ao palco antes de ser neutralizado pelos agentes. A motivação do agressor ainda é desconhecida, e o FBI está coletando dados para esclarecer o caso.

O crime chocou os EUA e provocou reações até mesmo dos adversários democratas, superando a polarização na política nacional. Em um pronunciamento à imprensa, o presidente Joe Biden, adversário de Trump na corrida pela Casa Branca, condenou a violência política e agradeceu pelo republicano estar bem. Ambos conversaram durante a noite, segundo a Casa Branca.

O ex-presidente do Estados Unidos Barack Obama emitiu uma declaração sobre o ocorrido: “Não há absolutamente nenhum lugar para a violência política em nossa democracia. Embora ainda não saibamos exatamente o que aconteceu, todos devemos nos sentir aliviados pelo fato de o ex-presidente Trump não ter se ferido gravemente e aproveitar este momento para nos comprometer novamente com a civilidade e o respeito na nossa política. Michelle e eu desejamos a ele uma rápida recuperação”, disse. A publicação compartilhada no X foi repostada por Michelle Obama.

Trump desembarcou em Nova Jersey durante a noite, após receber atendimento médico. A equipe do ex-presidente confirmou que ele participará da Convenção Nacional Republicana, que começa na segunda-feira em Milwaukee, no estado de Wisconsin. (Com NYT e AFP)