Embaixador italiano inicia visita ao estado do ES pela Ales

Encontro com integrantes da diplomacia italiana na Ales teve participação de autoridades do estado / Foto: Ellen Campanharo

As comemorações pelos 150 anos da imigração italiana começaram nesta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa (Ales) com a recepção, na Presidência da Casa, do embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese, e do cônsul-geral, Massimiliano Iacchini. O presidente da Casa, Marcelo Santos (União), recebeu as autoridades diplomáticas em seu gabinete com uma simbólica troca de presentes. A reunião contou com a presença de várias autoridades estaduais e representantes de instituições.

O presidente da Ales destacou a importância do momento. “Fico muito feliz em poder celebrar ao lado dos nossos imigrantes italianos e ao lado dos italianos, que ajudaram, como eu disse aqui, registrar o crescimento, o desenvolvimento do nosso estado. Aqui fincaram seus pés, aqui continuaram a acreditar nessa terra querida e que produz tantos e bons resultados (…) E o que nós queremos? É estreitar ainda mais, meu embaixador Alessandro, essa relação bacana com a Itália, estreitar ainda mais a relação cultural, comercial, uma relação religiosa, a relação turística”, destacou Marcelo Santos.

Já o embaixador italiano destacou a importância do Espírito Santo para os italianos de todo o Brasil. Segundo ele, o ES é a Unidade da Federação que, proporcionalmente, tem a maior população de descendentes, algo em torno de 60%. “Realmente, a Itália, aqui está representada”.

“É um motivo de orgulho para o embaixador saber que os cidadãos aqui são muito bem integrados e, mais do que isso, nós somos líderes em algumas situações, em vários setores da comunidade. Então, é um ano importante. Para mim, é um dia muito importante. Mas depois dessa visita, eu admiro realmente a cidade (Vitória) e vou voltar para cá”, revelou Alessandro Cortese.

Ladeando o embaixador, o bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, deu uma breve explicação da influência cultural italiana na formatação da atual sociedade capixaba.

“Os italianos praticamente vieram marcar bem fortemente a religiosidade aqui no estado do Espírito Santo e em qualquer lugar. (…) Desenvolveram, sobretudo, as características próprias da integração italiana, que é a importância da família, a importância da religião, da fé, e a importância do trabalho. Eles eram trabalhadores dispostos a trabalhar. Esta integração fez com que, de fato, o Espírito Santo figurasse como um estado do Brasil pequeno, mas, sobretudo, ele se mostra criativo, empreendedor, aqui nessa região”.

Após a recepção na Presidência da Casa, autoridades e demais convidados seguiram para o Plenário Dirceu Cardoso onde participaram de sessão solene de comemoração aos 150 anos da imigração italiana. Fonte e foto ales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *