Paulo Hartung é cotado para ser candidato ao Palácio Anchieta ou Senado. foto redes sociais
O ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung, 67 anos, sinalizou em dezembro de 2024, a possibilidade de disputar novamente a eleição para o governo do Estado em uma publicação em seu perfil no Instagram (sexta-feira) dia 20 de dezembro de 2024.
A publicação foi amplamente debatida na classe politica e foi manchete em vários portais de notícias no Estado. O seu retorno no cenário da política estadual vem sendo aguardado por várias lideranças no Estado.
Hartung foi governador do Espírito Santo por 3 mandatos: de 2003 a 2011 e de 2015 a 2019. Antes, havia sido senador pelo Estado (1999 a 2003) e prefeito de Vitória (1993 a 1997).
Nos bastidores da política capixaba, Paulo Hartung pode vir como candidato a governador ou a Senado. Hoje Hartung é cotado para concorrer a uma das duas vagas que estarão em disputa no Senado ou a voltar a disputar o cargo de governador, para uma quarta passagem pelo Palácio Anchieta.
Paulo Hartung no PSD em abril
O ex-governador Paulo Hartung vai se filiar, em abril de 2025, ao Partido Social Democrático (PSD/ES). A Hartung está sem partido desde que se desfilou formalmente do MDB, no fim de sua terceira passagem pelo Governo do Estado, em 2018. A data da filiação — exatamente um ano antes do fim do prazo para filiações partidárias de pré-candidatos nas eleições de 2026 — parece obedecer a duas razões. Hartung só entrará oficialmente no PSD após se desligar do cargo de conselheiro da empresa Vale. Seu mandato no Conselho de Administração da mineradora se encerra precisamente no mês de abril. A partir daí, ele terá mais de um ano, até agosto de 2026, para organizar seu projeto político e construir sua possível candidatura majoritária no Espírito Santo.
PSD de Kassab e de Renzo Vasconcelos no ES
Economista e engenheiro, o paulista Gilberto Kassab tem a tendência ao diálogo amplo com outras vertentes políticas fez com que identificasse a necessidade de criar um partido de centro no Brasil. Em 27 de setembro de 2011, o Partido Social Democrático (PSD) obtém o registro nacional no Tribunal Superior Eleitoral e se torna o 28º partido político do Brasil, com o número 55. O PSD atua em defesa dos valores democráticos, das liberdades de expressão e opinião do cidadão brasileiro, do Estado forte, regulador, democrático e centrado nas prioridades sociais, que defende e pratica a preservação do meio ambiente, que acredita na expansão da produção de maneira sustentável e socialmente responsável, é intransigente na gestão responsável dos recursos públicos, na investigação e condenação de atos comprovados de corrupção.
Nas eleições de 2024, o PSD conquistou 885 prefeituras no Brasil, com mais de 200 municípios de São Paulo sob o comando do partido liderado por Kassab, que pode voltar a disputar um cargo no Executivo depois de ter sido prefeito da cidade de São Paulo, entre 2006 e 2012.
Atualmente é secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas. foto redes sociais