
Hoje 2ª Cia Independente cobre Afonso Cláudio, Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Venda Nova. foto arquivo Câmara Municipal
Na audiência pública da Comissão de Segurança realizada na noite desta quinta-feira (3) em Afonso Cláudio, na Região Serrana, moradores e líderes políticos solicitaram ajuda à Comissão de Segurança da Ales para levar ao governador Renato Casagrande (PSB) o pedido de transformar a 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no município, em um batalhão da PM.
Além de Afonso Cláudio, seriam beneficiados com a iniciativa os municípios de Conceição do Castelo, Laranja da Terra e Venda Nova do Imigrante, que juntos compõem atualmente a 2ª Cia da PM.
O prefeito Luciano Pimenta (PP) afirmou que os vereadores de Afonso Cláudio já autorizaram a municipalidade a doar terreno de 4.000 m2 para a construção do batalhão.
“O próprio governador sugeriu que a prefeitura doasse uma área para a implantação do batalhão, pois já há intenção dele de construir. Mas queremos que ele nos receba para agilizarmos esses entendimentos; essa audiência realizada aqui hoje (pelo colegiado de Segurança) é muito significativa neste sentido”, disse o prefeito.
Furtos e homicídios
A representante da PM na audiência pública, tenente-coronel Marinete Félix Cordeiro, disse que o batalhão contribuirá muito para diminuir a violência, haja vista a alta incidência de furtos, homicídios e tráfico de drogas na área abrangida pela 2ª Cia Independente de Afonso Cláudio. Ela afirmou que, apesar de a região já necessitar de uma estrutura de batalhão, a unidade vem funcionando há 33 anos como companhia independente.
“Estou aqui como convidada dos organizadores da audiência na condição de subcomandante do 5° CPOR, designada pelo meu comandante, e o que posso dizer é que estamos na torcida para a viabilização do batalhão em Afonso Cláudio, pois vai ajudar a incrementar muito os trabalhos da nossa corporação”, explicou.
A tenente-coronel acrescentou que o 5° CPOR da PM abrange não só as quatro cidades da região de Afonso Cláudio, mas os 18 municípios de toda a Região Serrana.
Antes de ser promovida a tenente-coronel, Marinete Cordeiro atuou como major no comando da 2ª Cia da PM em Afonso Cláudio e foi identificada na audiência como “grande conhecedora” da realidade da segurança pública na região, cujo destaque é a produção de café.
Crimes no campo
O cafeicultor Paulo Dann mostrou-se otimista com a possibilidade de implantação do Batalhão da PM em Afonso Cláudio e região.
“Aqui a violência aumenta muito com a chegada da colheita do café; há muitos furtos e roubos de cargas do produto e também de veículos no meio rural. A companhia da PM faz o que pode com a equipe que tem, mas vindo um batalhão para cá vai aumentar o número de policiais, viaturas e o reforço no serviço de inteligência”, previu.
O vice-presidente do colegiado de Segurança, deputado Coronel Weliton (PRD), anunciou que os deputados da comissão vão intermediar o encontro solicitado pelos líderes da região com o governador. “Estamos engajados nessa luta, e o governador Renato Casagrande, que tem na segurança pública uma prioridade, não tenho dúvida de que vai agilizar essa instalação do batalhão da PM em Afonso Cláudio”, avaliou o parlamentar.
Participaram também da audiência vice-prefeitos e vereadores da região, além de representantes da Promotoria de Justiça, da OAB, das polícias Civil e Rodoviária Federal e de conselhos de segurança dos municípios da região da 2ª Cia independente da PM de Afonso Cláudio. Por Wanderley Araújo, com a edição de Angèle Murad – ales