
Visita ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CMIVI), em Santa Catarina. foto redes sociais
Nesta semana, o prefeito de Itaguaçu Darly Dettmann (PSB/ES), localizada na região Central Serrana do estado do Espírito Santo, a 137 km da capital-Vitória, esteve visitando a cidade de Timbó em Santa Catarina, no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CMIVI), que teve início em 1998, e hoje o Consórcio é formado por 14 municípios. Atualmente o Consórcio gerencia diversas áreas, como Assistência Social, Ambiental, Agro sanitário, Administrativo, Cultura, Infraestrutura, Turismo e Resíduos Sólidos.
Além do prefeito Darly Dettmann de Itaguaçu, o prefeito de Baixo Guandu Lastênio Cardoso e sua equipe de governo municipal também esteve no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, na busca de mais detalhes na reciclagem e tratamento de resíduos. Em menos de 5 meses de gestão municipal, o prefeito Darly Dettmann, vem trabalhando com sua equipe governo com foco no futuro e também com a tecnologia para melhor ainda mais a qualidade de vida dos moradores de Itaguaçu.
A vista ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, é uma meta do prefeito, que quer melhorar o serviço de limpeza urbana (coleta de lixo) no cento da cidade e nos distritos para gerar mais qualidade de vida aos moradores e preservar o meio ambiente.
Entenda a diferença entre lixo seco e úmido
O lixo seco é aquele que não tem nenhuma umidade, como, por exemplo, papéis, plásticos, metais e vidros. Já o lixo úmido é todo aquele que tem umidade, como restos de comida, cascas de frutas, verduras e legumes.
É importante separar o lixo seco do úmido para que o processo de reciclagem seja mais eficiente. Quando o lixo úmido é misturado com o seco, ele pode contaminar o material reciclável, dificultando o processo de separação e podendo até mesmo inviabilizar a reciclagem. Primeiramente, é importante ter em casa uma lixeira para o lixo seco e outra para o lixo úmido.
Os resíduos orgânicos, sendo aqueles que podem ser compostados, devem ser colocados em sacos próprios para compostagem. Além disso, é importante separar materiais como pilhas, baterias, lâmpadas e medicamentos, que não podem ser descartados no lixo comum, mas sim em pontos de coleta específicos.
A coleta seletiva é uma ação muito importante para preservar o meio ambiente e evitar a acumulação de lixo em aterros sanitários. Vamos fazer a nossa parte e separar o lixo seco do úmido para auxiliar na reciclagem e na preservação do planeta.