Coinfra vai a Itaguaçu acompanhar obras rodoviárias

Obra que liga distrito à sede de Itaguaçu também esteve na pauta da visita técnica / Foto: Luan Antunes

A Comissão de Infraestrutura (Coinfra) da Assembleia Legislativa (Ales) foi até o distrito de Itaçu, município de Itaguaçu, verificar a demora para conclusão da pavimentação do trecho da ES-357 que liga a região à Agrovila, no município vizinho, São Roque do Canaã. O pequeno distrito cobra há décadas pavimentação que garanta melhor locomoção e acesso.

Na ocasião, os deputados Alexandre Xambinho (Podemos) e João Coser (PT), respectivamente presidente e vice, ouviram dos moradores a reclamação de longa demora de promessa, mais de 30 anos, e agora de lentidão nos últimos quatro anos de obra em andamento.

O presidente Xambinho explicou aos moradores que o colegiado vem acompanhando de perto o andamento da licitação junto ao Executivo estadual e ao Departamento de Edificações e de Rodovias (DER-ES). Durante averiguação no canteiro de obra, os deputados ouviram do engenheiro responsável que o Consórcio Santa Luzia/RDJ está com parte das atividades paralisadas por falta de validação do Executivo estadual de aditivos necessários para o contrato.

Outra demanda colocada na conversa foi sobre o trecho que liga o distrito à sede de Itaguaçu. Trata-se de outra obra que causa preocupação aos moradores pelo fato de a empresa vencedora da licitação – na modalidade maior desconto – ter apresentado uma redução no valor da proposta considerada alta para o trecho de pouco mais de 15 quilômetros.

Sobre a obra para melhorar a ligação entre Itaçu e Itaguaçu, Xambinho explicou que a empresa vem cumprindo até aqui todos os trâmites legais e compromissos técnicos da licitação, mas que não será por isso que o caso deixará de ser acompanhado de perto pela Ales.

O vice-prefeito, Mário João (MDB), reforçou a preocupação do município quanto à possibilidade do dilema em relação ao acesso para a cidade vizinha se repetir no trecho voltado para a sede do distrito. “Não queremos perder Itaçu”.

Após a visita técnica, os deputados firmaram entendimento da necessidade de cobrar agilidade, tanto do DER em relação aos aditivos, quanto da empresa por um andamento mais célere da obra até o final deste ano.

A agenda da comissão foi acompanhada também pelo vereador e presidente da Câmara de Itaguaçu, Cristian Casagrande Hanstenreiter (Podemos), o vereador e representante do distrito, Odélio Cocó (MDB), além de lideranças comunitárias e do secretário de agricultura, Edvaldo Antônio De Nardi. FONTE Por Redação Web Ales, com edição de Nicolle Expósito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *