Secretaria do Rio Doce e Polícia Militar alinham investimentos para modernizar fiscalização ambiental

O acordo de repactuação do desastre de Mariana prevê investimentos na área da segurança pública nas cidades capixabas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, principalmente para a fiscalização ambiental das áreas atingidas. foto SERD

Além das obras de saneamento e as ações de recuperação ambiental, o acordo de repactuação do desastre de Mariana prevê investimentos na área da segurança pública nas cidades capixabas da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, principalmente para a fiscalização ambiental das áreas atingidas.

E para alinhar os projetos que vão fortalecer o combate à criminalidade nas áreas urbanas e rurais da Bacia do Doce, e intensificar a proteção da flora, da fauna e dos recursos naturais, a equipe da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd) se reuniu com o comando da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A Polícia Ambiental é uma unidade especializada dentro da PMES, com a função de proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais.

Estiveram presentes no encontro o comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo, Douglas Caus; o chefe da Divisão de Projetos Institucionais, Major Guimarães; o chefe da Divisão de Segurança Institucional, Major Renato; o subsecretário de Estado de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura da Serd, Ricardo Iannotti, e o subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, Harlen Silva.

Entre os projetos apresentados pela Polícia Militar está a aquisição de novos veículos e equipamentos, com foco na fiscalização ambiental, investimentos em drones para reconhecimento aéreo, além da reforma de delegacias e batalhões nas cidades contempladas pelo acordo de Mariana.

“As ações de combate e repressão aos crimes ambientais serão fundamentais para a recuperação da Bacia Hidrográfica. E o fortalecimento da Polícia Militar, uma orientação do governador Renato Casagrande, também garantirá segurança para a população das cidades atingidas pelo desastre de Mariana”, afirmou o subsecretário Ricardo Ianotti.

Saiba mais

Criada em dezembro de 2024, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem como finalidade o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à restauração dos danos socioambientais e socioeconômicos nas cidades atingidas pelo desastre ambiental de Mariana.

O objetivo é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva relativa ao rompimento da barragem de Fundão. O acordo judicial envolve o Governo Federal, os Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil, tendo sido homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 6 novembro de 2024. fonte e foto SERD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *