
A apresentação dos 60 projetos selecionados aconteceu na última quinta-feira (28), no Centro de Ciências de Colatina e mostrou que a região está cada vez mais conectada com o futuro.
Inovação, criatividade e vontade de empreender deram o tom do Pitch Day, evento que marcou a reta final da segunda edição do Programa Gênesis Centro-Oeste, que visa incentivar ideias inovadoras de empreendedores e estimular a abertura de startups nas microrregiões do interior do Espírito Santo. A apresentação dos 60 projetos selecionados aconteceu na última quinta-feira (28), no Centro de Ciências de Colatina e mostrou que a região está cada vez mais conectada com o futuro.
Com a participação de estudantes de diferentes escolas e instituições de ensino, como o Centro Integrado Sesi-Senai, Senac Colatina e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Honório Fraga, o Pitch Day proporcionou um espaço dinâmico e interativo. Os participantes tiveram três minutos para apresentar suas propostas de negócios, no formato ágil e objetivo inspirado no popular programa de TV “Shark Tank”. O público pode acompanhar e avaliar as apresentações por meio de um aplicativo interativo.
Os participantes trouxeram propostas inovadoras em várias áreas, com destaque para projetos focados em soluções sustentáveis e tecnológicas. Para a professora Patrícia Rios, mentora de um dos grupos da Escola Honório Fraga, o evento representa muito mais do que uma competição. “É um privilégio ver o sucesso dos alunos além da sala de aula. Esse projeto é deles, eles se dedicam, se envolvem de verdade e conseguem correr atrás dos próprios sonhos. É muito bonito ver isso acontecendo”, comentou.
O coordenador do Programa Gênesis, Ronis Faria de Souza, destacou o crescimento do programa nesta segunda edição, tanto em termos de quantidade quanto de qualidade das propostas. “Na primeira edição, tivemos 168 equipes. Agora, são 238 equipes, todas com o desejo de transformar o mundo de alguma maneira. O amadurecimento das propostas também é evidente. Muitos projetos que passaram pela primeira edição já chegaram mais refinados, até com novos nomes e formatos”, comentou.

O prefeito de Colatina Renzo Vasconcelos, prestigiou o evento.
Ronis também chamou atenção para o perfil dos participantes. “Entre os 60 finalistas, a maioria tem menos de 20 anos. Isso é um reflexo de como estamos criando um ambiente que impulsiona a juventude a empreender. Antes, o caminho tradicional era trabalhar para alguém e seguir uma carreira. Agora, com o Programa Gênesis, esses jovens têm a oportunidade de ter o seu próprio negócio e trilhar a sua jornada”, completou Ronis, reforçando o apoio crucial da gestão municipal liderada por Renzo Vasconcelos, prefeito de Colatina, que tem sido fundamental para o sucesso da iniciativa.
Premiação e próximos passos
Ao final das apresentações, 20 projetos foram escolhidos para receber um investimento de R$30 mil cada, oferecido pela Fapes (fundação de amparo à pesquisa e inovação do espírito santo). Além do recurso financeiro, os selecionados também irão passar por capacitação, receber orientação jurídica e administrativa para formalização dos negócios, e ainda contar com mentoria durante um ano inteiro.
Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lucas Knupp, o Programa Gênesis é uma oportunidade concreta para transformar ideias em negócios reais, envolvendo desde jovens talentos até empreendedores mais experientes.
“Colatina tem se destacado nesse cenário, e isso é fruto de parcerias sólidas e de uma gestão que acredita no poder da educação, da tecnologia e da inovação para transformar a realidade da nossa cidade”, destacou Lucas Knupp.
O programa é uma iniciativa da prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria municipal de ciência, tecnologia e inovação, em parceria com a SECTI-ES, a incubadora do Ifes- campus Colatina e a mobilização capixaba pela inovação (MCI).
Fonte e Fotos Secretaria Municipal de Comunicação Social