
Coronel Weliton disse que o turismo é estratégico para o desenvolvimento do estado / Foto: Paula Ferreira
O presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Coronel Weliton (PRD), chamou atenção nesta terça-feira (30) para a queda do percentual de investimentos destinados ao setor na proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, encaminhada pelo governo à Casa. Apesar da previsão de aumento de cerca de R$ 2 bilhões na arrecadação estadual, a fatia reservada ao turismo caiu de 0,14% para 0,11%.
“Se o turismo gera renda, trabalho e desenvolvimento social, é fundamental que receba também valorização e investimentos. Precisamos estar atentos, sobretudo diante da Reforma Tributária que está se aproximando, para que o Espírito Santo não sofra perdas de arrecadação e possa manter o setor como fonte viável de crescimento econômico”, destacou o parlamentar.
O deputado reforçou ainda que o turismo é estratégico para o futuro do Estado, abrangendo desde pequenos empreendedores e artistas até grandes empresas que promovem eventos. “Estamos de portas abertas para acolher sugestões, projetos e cobranças. O turismo precisa ser visto como uma oportunidade de desenvolvimento sustentável para o Espírito Santo”, completou.
Na mesma reunião, Coronel Weliton explicou que, por falta de quórum, não foi possível votar projetos pautados para análise. “Existem dezenas de projetos já relatados, em condições de serem apresentados e encaminhados às outras comissões, mas, infelizmente, alguns deputados não puderam estar presentes por compromissos em seus municípios e atividades legislativas”, disse. A deliberação das propostas será retomada na próxima sessão da comissão. fonte ales