O time carioca Flamengo conquistou, ontem (quarta-feira 3/11), o Campeonato Brasileiro de 2025, ao derrotar o Ceará. Com o título nacional, o Flamengo aumentou ainda mais a sua hegemonia em relação aos rivais do Rio de Janeiro. A equipe flamenguista conquistou a sua 65ª taça – considerando títulos importantes estaduais, nacionais e internacionais. Para efeito de comparação, o número chega a ser mais que o dobro do Botafogo.

Pela nona vez em sua história, o Flamengo pinta o país inteiro de vermelho e preto Foto: Adriano Fontes / CRF
O jogo
Com os titulares tetracampeões da Libertadores em campo, o Flamengo começou a partida trabalhando a bola de pé em pé em busca do ataque. A primeira boa chegada aconteceu logo aos três minutos, quando Jorginho arriscou o chute de fora da área e o goleiro fez a defesa. Na troca de passes, o time rubro-negro chegou novamente aos 9’. Bruno Henrique escorou de cabeça, Carrascal tentou o chute e a bola foi para fora.
Enquanto o Fla tentava o ataque, o Ceará ficava todo atrás na defesa, diminuía os espaços para trabalhar a bola e esperava para descer em contra-ataque. Muito mais presente ao ataque, a equipe rubro-negra dominava completamente o adversário que só se defendia.
Até que aos 36’, o Mengão conseguiu quebrar as linhas e abriu o marcador. Samuel Lino infiltrou na área, recebeu o passe de Carrascal e bateu cruzado para balançar as redes: 1 a 0. Festa da Nação no Maraca, que já gritava “seremos campeões”. Foi um bom primeiro tempo do Mais Querido, que apesar de ter criado poucas chances, teve amplo domínio das ações, pressionando o Ceará em seu campo de defesa.
O Flamengo voltou sem alterações para a segunda etapa e seguiu valorizando a posse de bola no campo de ataque. Aos 10’, Danilo lançou na área e Arrascaeta emendou um voleio, mas a bola passou por cima do travessão. Na sequência, o camisa 10 da Gávea tocou na medida para Bruno Henrique, que entrou na área e bateu cruzado para a defesa do goleiro.
Pouco depois dos 15’, o técnico Filipe Luís fez duas substituições na equipe. Saíram Samuel Lino e Arrascaeta para as entradas de Cebolinha e Plata. Numa das primeiras jogadas, Cebolinha tocou para Jorginho, que bateu colocado buscando o canto e a bola passou muito perto da trave.
Com a vitória encaminhada e o jogo controlado, o Rubro-Negro administrou a posse de bola nos minutos finais. Aos 44’, Cebolinha arriscou um belo chute de fora da área e a bola passou tirando tinta da trave. Nos acréscimos, o Mengão ficou trocando passes no campo ofensivo e esperou o apito final para comemorar seu nono título brasileiro da sua história. Festa na favela, no Brasil e no mundo inteiro!!
Flamengo
Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho (De La Cruz) e Arrascaeta (Plata); Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Everton Cebolinha) e Bruno Henrique (Saúl).
Técnico: Filipe Luís.
Ceará
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor e Éder; Rafael Ramos, Dieguinho (Lucas Mugni), Fernando Sobral (Lourenço) e Zanocelo (Vina); Galeano, Paulo Baya (Fernandinho) e Pedro Raul.
Técnico: Léo Condé.
Agenda da semana
O eneacampeão brasileiro volta a campo no próximo domingo (7) para enfrentar o Mirassol, às 16h, no estádio Maião, pela última rodada da competição nacional.
Confira a lista de títulos do Flamengo com os rivais do Rubro-Negro no Rio de Janeiro*
- Flamengo = 65 títulos
- Fluminense = 42 títulos
- Vasco = 35 títulos
- Botafogo = 30 títulos.
- fonte e foto CRF