
Nos bastidores das eleições 2026, há um diálogo pré-eleitoral com um arranjo na disputa do Governo do Espírito Santo. O pré-candidato ao governo do ES, Ricardo Ferraço (MDB/ES), e o deputado federal e líder da bancada capixaba Josias Da Vitória (PP/ES), está entre os nomes com a possibilidade de uma composição para vice-governador.

Ricardo Ferraço (MDB/ES), e o deputado federal e líder da bancada capixaba Josias Da Vitória (PP/ES). Foto divulgação
A definição da chapa Ferraço e o colatinense Da Vitória deverá ocorrer depois das convenções estaduais, no momento é só bastidores da política do Espírito Santo. Vamos aguardar e acompanhar as decisões dos partidos sobre as eleições 2026. O parlamentar Da Vitória é o deputado que caminha pelos 78 municipios do Estado e conta com muitos aliados.
12 secretários do Estado devem disputar as eleições de 2026
A gestão do Governo Renato Casagrande conta com 27 secretários. Pelo menos 12 devem disputar as eleições de 2026 e, por lei, precisarão deixar os cargos até 5 de abril. Caso o governador Casagrande confirme a sua saída para concorrer ao Senado, o vice-governador Ricardo Ferraço assumirá o comando do Estado já com a necessidade de promover mudanças no primeiro escalão, substituindo os secretários que entrarão na disputa eleitoral de outubro.

Guerino Balestrassi, pré-candidato a deputado estadual
Entre os pré-candidatos estão Bruno Lamas, Cyntia Grillo, Enio Bergoli, Felipe Rigoni, Guerino Balestrassi, Jacqueline Moraes, José Carlos Nunes, Manu Pedroso, Rafael Pacheco, Tyago Hoffmann, Victor Coelho e Vitor de Angelo. Dos 12 nomes, seis c federal e seis a deputado estadual. Metade dos secretários é filiada ao PSB/ES. O grupo é formado por nove homens e três mulheres. O atual secretário de saúde Tyago Hoffman tem mandato de deputado estadual e retornará para a Ales no prazo estabelecido pela justiça eleitoral. O cenário aponta para uma ampla reformulação no secretariado do governo.
Três pré-candidatos no Sul
A ex-deputada federal e ex-prefeita de Itapemirim, Norma Ayub (PP/ES), confirmou, no mês passado (janeiro), que disputará uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Outro nome é do Atual secretário estadual de Turismo e ex-prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho (PSB/ES), também é pré-candidato a deputado estadual.

Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). foto ales
Quem busca uma vaga na Ales, é o prefeito reeleito de Mimoso do Sul, Peter Costa. Peter tem uma trajetória política vitoriosa e meteórica. Ainda sem decidir por qual partido concorrerá, Peter Costa sem dúvidas é uma das principais forças na região sul.
Prazo para tirar o título de eleitor vai até 6 de maio
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que o cadastro eleitoral fecha após 6 de maio. Portanto, a partir desta sexta-feira (6), a cidadã e o cidadão têm três meses para tirar o título eleitoral, transferir o domicílio, regularizar pendências ou atualizar dados cadastrais perante a Justiça Eleitoral. Por isso, não deixe para a última hora.

Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para novas requisições. Para votar nas Eleições Gerais de 2026, é essencial estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Pazolini e Arnaldinho
Na sexta-feira (6/2). no desfile das escolas de samba de Vitória, Arnaldinho Borgo (PSDB), prefeito de Vila Velha, surgiu lado a lado do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES) próximo do governador Renato Casagrande (PSB/ES) e o vice Ricardo Ferraço (MDB/ES).

Arnaldinho Borgo (PSDB), prefeito de Vila Velha e pré-candidato ao governo do Estado
De mãos dadas e com os braços erguidos, Pazolini e Arnaldinho gritaram “Viva o Espírito Santo!”.
Lorenzo Pazolini articula PSD Gilberto Kassab
O pré-candidato ao governo do Espírito Santo, o prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES), e o presidente Nacional do PSD Gilberto Kassab, estudam uma parceria para duas siglas em 2026.

Prefeito de Vitória Lorenzo Pazolini, pré-candidato ao Palácio Anchieta. foto ales
O pré-candidato ao Palácio Anchieta Pazolini, busca o apoio de partido robusto para compor a chapa ao governo do Estado, o nome do ex-governador Paulo Hartung, tem ganhado evidencia como pré-candidato a vice-governador e também para o senado.
O partido do PSD nacional articula o acordo que abre um palanque no Espírito Santo, para legenda na corrida presidencial da possível candidatura à Presidência da República dos governadores Ratinho Júnior, Ronaldo Caiado ou Eduardo Leite.
Magno Malta pode ser pré-candidato ao governo do ES
O pré-candidato à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) quer que o PL tenha candidato a governador em todos os estados da federação. É uma forma de garantir “cabos eleitorais” locais em busca de votos na corrida pelo Palácio do Planalto. Na sua visita em Vitória, em dezembro de 2025, o 01 filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Espírito Santo “tem tudo para ter um palanque completo” do partido. Magno, segundo aliados, gostou da ideia.
Neste caso, ele lançaria uma chapa puro-sangue, colocando sua filha, Maguinha Malta ou o deputado federal Evair de Mello, na disputa ao senado. Se Evair foi o escolhido, Maguinha disputaria uma vaga na Câmara Federal.

Segundo aliados o senador Magno Malta gostou da ideia. foto agência senado federal
Agora, conforme o Globo, Flávio fez com que o PL-ES recusasse negociações com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), pré-candidato ao governo estadual, “e a ideia é lançar o senador Magno Malta”.
Magno Malta não teria nada a perder caso decida seguir a orientação de Flávio e Michele Bolsonaro e se candidatar a governador. Ele solicitaria licença do Senado, durante a campanha, e, em caso de derrota na corrida para o Palácio Anchieta, teria ainda mais quatro anos como senador.