Quarenta e três pessoas receberam a Comenda Martim Lutero / Foto: Ellen Campanharo
O Parlamento capixaba realizou na tarde desta quarta-feira (30) sessão solene em homenagem aos 200 anos de presença luterana em solo brasileiro. Na ocasião foi entregue a Comenda do Mérito Legislativo Martim Lutero, instituída pela Resolução 8.571/2022, destinada a homenagear os membros das igrejas luteranas capixabas.
O proponente da solenidade e autor da resolução que criou a comenda, deputado Adilson Espindula (PSD), citou que a honraria estava sendo entregue pela segunda vez (a primeira ocorreu em 2023).
O objetivo é reconhecer a relevância do trabalho religioso e social oferecido aos capixabas pelos ministros e ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).
Atividades
O deputado citou várias ações nesse sentido, entre elas a inclusão da aprendizagem da língua pomerana no currículo das escolas estaduais localizadas nas comunidades pomeranas, que contou com ajuda de aprovação de proposta apresentada por ele.
Destacou também a colaboração dos luteranos no desenvolvimento da agricultura familiar mantida por pomeranos por meio do projeto Distrito Ecleseástico. “Isso possibilitou aos pequenos produtores aprenderem novas técnicas para enfrentar a seca e aumentar a produtividade”, afirmou Espindula.
Na área da saúde, o parlamentar citou que os luteranos administram seis unidades hospitalares no estado, empregando mais de 8 mil colaboradores, ajudando na qualidade de vida das pessoas e na geração de emprego e renda.
“Na área social também estamos (os luteranos) presentes por meio do Albergue Martim Lutero, que acolhe cerca de 70 pessoas na Grande Vitória que aguardam por atendimento em hospitais”, acrescentou Espindula.
O deputado destacou ainda ações de seu mandato de importância para os luteranos, entre elas as leis estaduais que declaram patrimônio cultural imaterial os rituais do casamento pomerano e os trombonistas da Associação Obra Acordai Capixaba.
Expansão
O governador Renato Casagrande (PSB) foi representado no evento pelo chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, que enalteceu a contribuição dos luteranos não apenas no aspecto religioso, mas também no desenvolvimento social, econômico e cultural dos capixabas.
“É um trabalho tão intenso que as comunidades luteranas não estão mais presentes apenas em municípios como Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Itarana, mas em todas as regiões do estado”, citou.
Nova Friburgo
A primeira comunidade luterana no Brasil foi organizada em 1824, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, por Friedrich Osvald Sauerbronn, o primeiro pastor no país.
Logo outro templo foi fundado na cidade de São Leopoldo (RS).
O primeiro luterano a chegar ao Brasil foi Heliodoro Heoboano, filho de um amigo de Lutero, em 1532, aportando em São Vicente, conforme os registros históricos.
Solo capixaba
O pastor Ismar Schiefelbein, que já atuou em Vila Pavão e Colatina, é hoje uma das lideranças nacionais dos luteranos. Atualmente exerce a função de pastor sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém.
De acordo com Ismar, o Brasil tem cerca de 660 mil seguidores do legado de Martinho Lutero. No Espírito Santo o número de fiéis protestantes é de quase 60 mil, espalhados por todos os municípios.
Logo após o início da sessão solene, a pedido do deputado Adilson Espindula, Irmar Schiefelbein realizou oração tradicional seguida pelos fiéis que lotaram o Plenário Dirceu Cardoso.
Houve ainda apresentações musicais protagonizadas por membros da igreja, entre elas performance do Coral Vozes da Esperança, mantido pela Associação Diacônica Luterana, sob a regência de Douglas Kalke.
Homenageados com a Comenda Martim Lutero
1 – Adriana Kuhn Busch
2 – Alexander Roberto Busch
3 – Alesandro Linhaus Binow
4 – André Martin Radinz
5 – Anelise Knüppe
6 – Arilson Grünewald
7 – Edilson Claudio Tetzner
8 – Edivaldo Binow
9 – Emerson Lauvrs
10 – Erivelton Reinke
11 – Francisco Rafael Soares dos Santos
12 – Gizele Zimmermann
13 – Günter Bayerl Padilha
14 – Hilquias Rossmann
15 – Ivanda Keller Schreiber
16 – Jianfranco Figer Berger
17 – Joaninho Borchardt
18 – João Paulo Auler
19 – Joelmir Schanoski
20 – Jonas Krause
21 – Jorge Dumer
22 – Leomar Lauvers
23 – Lincoln Luiz Weitzel Eiter
24 – Maicon Weber
25 – Marcos Cesar Vollbrecht
26 – Miquéias Holz
27 – Paulo Marcos Jahnke
28 – Robson Peters
29 – Rodrigo André Seidel
30 – Ronei Odair Ponath
31 – Rosangela Stange
32 – Rubens Stuhr
33 – Scharles Roberto Beilke
34 – Sidney Retz
35 – Simão Schreiber
36 – Stéfan Ruy Krambeck
37 – Valdeci Foester
38 – Valmiré Martin Littig
39 – Vanderlei Boldt
40 – Vitorino Reetz
41 – Willian Kaizer de Oliveira
42 – Wonibaldo Rutzen
43 – Yarlles Ramlow Klistzke. Fonte ales