
Na primeira reunião do Colégio de Líderes de 2026, na manhã da terça-feira (3/02), a cartilha de condutas no ano eleitoral, a ser editada pela Assembleia Legislativa (Ales), ganhou destaque frente a outros temas abordados, como projetos de lei prioritários, vetos e melhorias estruturais do Palácio Domingos Martins.
O presidente Marcelo Santos (União/ES) frisou que a iniciativa visa estabelecer um regramento interno complementar para evitar “falhas” no funcionamento da Casa durante o período eleitoral, embora já existam leis que tratem do assunto. Há uma preocupação, segundo disse, em manter a transparência das ações legislativas, bem como guiar a conduta dos deputados e servidores no período.

Deputado estadual e Presidente da Ales Marcelo Santos foto ales
O regramento é importante para não comprometer a atividade parlamentar e o enfrentamento da disputa eleitoral, já que grande parte dos deputados aqui vão disputar a reeleição”, explicou. De acordo com Marcelo, pontos como os discursos na tribuna da Casa, os gastos públicos e o uso de equipamentos públicos, veículos, redes sociais e verbas de gabinete serão contemplados.
Na busca dos votos de Paulo Foletto e Helder Salomão

Os deputados federais Dá Vitória, Jack Rocha e Dr. Victor Linhalis
O deputado socialista Paulo Foletto (PSB/ES) , eleito em 2022, com 48.776 votos não irá disputa as eleições 2026 e o deputado federal Helder Salomão (PT/ES), eleito também em 2022,com 120.337 votos é cotado para disputar o governo do Estado pelo PT, confirmado pelo presidente da sigla e deputado estadual João Coser (PT/ES). Os deputados federais colatinenses Da Vitória (PP), Jack Rocha (PT/ES) , e Dr. Victor Linhalis (Podemos/ES), candidatos a reeleição articulam suas bases pelos votos de Paulo Foletto (PSB) e Helder Salomão (PT) que somam 169,113 votos.
Os votos dos deputados em 2022
• Da Vitória (PP) – 71.779 votos
• Dr. Victor (Podemos) – 53.483 votos
• Jack Rocha (PT) – 51.317 votos
Manifestação “Acorda Brasil ES”

Deputado estadual Callegari pré-candidato a senador
Em Marataízes, no litoral sul do Estado, recebeu no último sábado (31/01), as 9h, aconteceu a manifestação “Acorda Brasil ES”, com o mesmo título dado à caminhada realizada pelo deputado federal de Minas Gerais Nikolas Ferreira (PL/ES)
O ato em Marataízes foi mobilizado por grupos ligados ao deputado estadual Callegari (DC/ES), que busca impulsionar seu nome na disputa para o Senado Federal em outubro 2026.
Callegari conversando com os pré-candidatos a governador do Espírito Santo

Ricardo Ferraço (Vice governador) Arnaldinho Borgo (Prefeito de Vila Velha) e Lorenzo Pazolini (Prefeito de Vitória)
O pré-candidato a senador, o deputado estadual Callegari (DC/ES) afirmou, em entrevista ao Século Diário, que “as conversas estão boas com os três principais pré-candidatos a governador do Espírito Santo” – ou seja, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB/ES), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES), e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB/ES).
Em reunião na Câmara Municipal de Colatina, Callegari disse que depois do carnaval irá dedicar ainda mais a sua pré-candidatura a senador, e pode fazer mais para povo capixaba, já que é um candidato de direita e para defender os direitos dos brasileiros.
Recado de Renato Casagrande na Ales

Governador do Espírito Santo Renato Casagrande
Sem citar nomes, mas como quem manda um recado com destinatário certo, o governador do Espírito Santo Renato Casagrande (PSB/ES) fez um discurso no plenário da ALES com críticas ao autoritarismo, à polarização política e a uma suposta “volta ao passado”, durante a abertura do ano Legislativo na Assembleia. O governador Casagrande afirmou que a sociedade não quer uma volta a um passado de autoritarismo.
Vereadores da Grande Vitória são pré-candidatos em 2026

Deputado estadual e Presidente estadual do PT João Coser
Quatro vereadores com mandatos nos principais municípios da Grande Vitória estão entre as apostas do Partido dos Trabalhadores (PT/ES) para as eleições de 2026 – conforme o presidente da sigla no Estado, o deputado estadual João Coser (PT/ES). Karla Coser e Professor Jocelino, da Capital, e Açucena, de Cariacica, são pré-candidatos para cadeiras da Assembleia Legislativa (Ales). Já Rafael Primo, de Vila Velha, pode disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.
Nas eleições deste ano, o PT deixará pelo menos três vagas em aberto. Iriny Lopes e João Coser, com cadeiras na Ales, estão se colocando como pré-candidatos a deputado federal. Já o deputado federal Helder Salomão (PT/ES) também não vai tentar se reeleger, em nome de uma candidatura ao Governo do Espírito Santo.
TRE-MG leva Caravana da Biometria a Elói Mendes e São João do Paraíso

O programa Caravana da Biometria, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), passará em fevereiro pelos municípios de Elói Mendes, no sul do estado, e São João do Paraíso, no norte. Nas duas cidades, os ônibus do TRE de Minas Gerais farão atendimento do dia 5 ao dia 13 e do dia 18 ao dia 22 de fevereiro. Não haverá serviços ao eleitor no período do Carnaval.
Gerp divulga pesquisa para presidente da República

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho 01 de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL) foto gazeta do povo
O instituto Gerp divulgou nesta quarta-feira (4) uma pesquisa de intenções de voto para presidente da República nas eleições de 2026. No cenário estimulado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o filho 01 de Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (PL), apareceram tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto ainda apresentou aos entrevistados cenários de segundo turno, todos com a presença de Lula.
No cenário com Flávio Bolsonaro, ambos foram citados por 45% dos entrevistados, empatados numericamente. Lula também aparece empatado tecnicamente em um eventual segundo turno contra o governador do Paraná, Ratinho Junior: 45% contra 41%, na margem de erro. A pesquisa também mediu a rejeição aos potenciais candidatos a presidente neste ano e Lula foi o mais citado com 51%, seguido de Flávio Bolsonaro com 41%.
Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados no cenário estimulado
• Lula (PT): 39%
• Flávio Bolsonaro (PL): 35%
• Ratinho Junior (PSD): 5%
• Ciro Gomes (PSDB): 4%
• Romeu Zema (Novo): 2%
• Ronaldo Caiado (PSD): 2%
• Nenhum deles: 4% • Não sabe/Não respondeu: 7%
O instituto Gerp simulou cenários de segundo turno para presidente Lula x Flávio Bolsonaro
• Lula (PT): 45%
• Flávio Bolsonaro (PL): 45%
• Nenhum deles: 6%
• Não sabe/Não respondeu: 4%
Metodologia: A pesquisa ouviu 2.000 pessoas por telefone entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa para presidente da República foi contratada pelo próprio Instituto Gerp. O nível de confiança é de 95,5%. Registro no TSE número BR-04519/2026. Fonte instituto Gerp