
Atividade integra ações pelo fortalecimento da agricultura familiar de forma sustentável / Foto: Aldo Aldesco
Troca de experiências, palestras e orientações voltadas à educação ambiental no campo deram a tônica do seminário realizado na sexta-feira (19/09) na zona rural do município de Conceição do Castelo pelo projeto Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa (Ales). Além de produtores da região, a atividade contou com a presença de autoridades municipais, vereadores e técnicos agrícolas.
Representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do Instituto de Desenvolvimento Agrário e Florestal (Idaf), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), gestores e empreendedores falaram sobre preservação da biodiversidade aliada à produção agrícola, legislação relacionada a construções que podem ter impactos ambientais e diversificação da renda de forma sustentável, por meio dos recursos naturais.
“Há toda a questão ambiental, que, ao trazer a diversidade para a propriedade rural, traz os polinizadores, a manutenção de nascentes e a preservação ambiental, que ultrapassa o meio rural e chega à área urbana”, disse a bióloga Thammires Alves, do Senar, na palestra que abordou pontos como a produção agrícola, a assistência técnica, a questão social e a capacitação.
Já o Idaf apresentou aos agricultores os procedimentos técnicos, a execução e o cumprimento da legislação sobre a construção e manutenção de barragens nas pequenas propriedades.
O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), apontou o evento educativo como atividade necessária do Arranjos Produtivos e um complemento à entrega de mudas – que diversificam a produção da agricultura familiar – e ao aprimoramento da produção por meio da assistência técnica fornecida pelo projeto.
Além de agradecer toda a equipe envolvida no projeto, Marcelo Santos ainda falou sobre o desejo de ampliá-lo. “São vocês [do Arranjos Produtivos e agricultores] que fazem que o projeto chegue aqui e, naturalmente, vai chegar muito mais longe. Quero que o projeto Arranjos Produtivos seja um programa de Estado, para que o governo implemente isso nas 78 cidades. Nós, aqui, temos a agricultura familiar na veia”, comemorou.
Diversificação produtiva
A secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Conceição do Castelo, Marilena Doriva, comenta que os agricultores estão saindo da monocultura tradicional do café e introduzindo outros produtos nas lavouras, como o cacau, e frutas, como uva, goiaba, tangerina e abacate. Também destacou o processo educativo de preservação ambiental, principalmente com a preservação dos mananciais de água. A etapa após o seminário deverá ser a distribuição de mudas para os agricultores do município.
Experiências
O seminário ainda trouxe a experiência desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social do município que alia arte e meio ambiente. A secretária Cleide Ambrósio apresentou os bordados artesanais com a temática de pássaros da Mata Atlântica. Entre as espécies, estão aves raras, como a saíra-apunhalada – que tem esse nome porque uma faixa vermelha cobre seu pescoço até o coração, parecendo um sangramento. Para chegar a esse resultado, Ambrósio explicou que está começando uma pesquisa sobre pássaros silvestres. O objetivo é tornar o projeto permanente na região.
Outra experiência foi relatada por Gabriela Ayres Maretto Zorzal. Ela produz sorvetes de frutas nativas como a gabiroba gigante, goiaba, uvaias e a palmeira juçara. Zorzal informou que a produção do sorvete feito com a gabiroba gigante ganhou reconhecimento em concurso internacional, ao ser premiado este ano entre 15 concorrentes do Brasil em uma das maiores feiras de panificação e confeitaria da América Latina, realizada em São Paulo.
Arrecadação fiscal
A necessidade da educação financeira em benefício da arrecadação de impostos para o município foi apresentada pelo secretário municipal de Finanças de Conceição do Castelo, Francisco de Andrade. O secretário alertou para a necessidade de emissão de notas fiscais de venda e pagamento regular dos impostos para beneficiar o município.
O secretário anunciou que uma equipe vai visitar as propriedades rurais para instruir os agricultores sobre como utilizar as novas tecnologias para cumprir as obrigações fiscais e fazer uso dos benefícios oferecidos aos pequenos produtores pelos órgãos oficiais.
Estiveram presentes ao evento também o prefeito de Conceição do Castelo, Valber de Vargas Ferreira (Valbinho), e seu vice, Roberto Pessin Desteffani, ambos do PSB/ES, e o presidente da Câmara Municipal, Humberto Rocha (PDT/ES). fontr ales