Assembleia Legislativa do ES vai acompanhar ações da Secretaria do Rio Doce

Deputados aprovaram emenda prevendo transparência quanto ao uso dos recursos durante análise do projeto que abre crédito de mais de R$ 617 milhões para a pasta.  Foto: Fred Loureiro/Secom ES

A Assembleia Legislativa (Ales) vai acompanhar e fiscalizar os investimentos e ações da recém-criada Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd). A obrigação de envio de informações à Ales foi definida em emenda ao Projeto de Lei (PL) 194/2025 que autoriza a abertura de crédito especial no valor de R$ 617.151.509,20 em favor da nova pasta. A matéria foi aprovada em sessão extraordinária nesta segunda-feira (14).

A emenda modificativa foi proposta pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos (União/ES). “Somos a Assembleia mais transparente do Brasil e, por isso, todos os deputados assinaram uma emenda que visa garantir que os investimentos de despesas decorrentes desta lei serão informados à Assembleia a cada período de 60 dias”, explicou Marcelo.

“Para que todos os deputados tenham a informação devida dos investimentos deste recurso, que será muito importante a sua boa aplicação, tendo em vista o dano que causou o rompimento da barragem de Mariana e outros tantos que causaram problemas enormes em nosso estado e em Minas Gerais”, complementou o presidente. 

Por tratar de abertura de crédito especial, o PL 194 e a redação final foram analisados e aprovados pela Comissão  de Finanças e, depois, pelo Plenário.

Conforme o projeto, o valor será incluído no Orçamento vigente para as seguintes ações: Remuneração de Pessoal Ativo e Encargos Sociais; Administração da Unidade; Capacitação e Treinamento de Recursos Humanos; e Apoio e Execução de Projetos e Ações Integradas para Cumprimento do Acordo Judicial para Reparação Integral e Definitiva relativa ao Rompimento da Barragem de Fundão em Mariana (MG). fonte Por Redação Web Ales, com edição de Nicolle Expósito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *