A cidade de
Baixo Guandu foi um dos destaques no Programa Cidade Empreendedora 2024, do Sebrae, que premiou os municípios com melhor desempenho no Índice de Capacidade Empreendedora.
O ciclo de avaliação, de 2021 a 2024 avaliou diversos eixos de desenvolvimento na cidade. A evolução fez o ICE do município, saltar de 3,7 em 2021 para 7,5 em 2023. Um crescimento de 102%, uma das maiores evoluções do Espírito Santo, o que credenciou Baixo Guandu à categoria Prata no Programa. A consequência disso foi o crescimento econômico: De acordo com a Junta Comercial, em 2021 Baixo Guandu registrava pouco mais de 1.600 empresas em atividade, já no final de 2023 esse número saltou para mais de 4.000 empresas ativas.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Ismail Marcelino Ramos representou Baixo Guandu na premiação e destacou o apoio do Prefeito nas ações de empreendedorismo. “O Prefeito Lastênio sempre apoiou as ações do Sebrae de fomento ao empreendedor, como realização de cursos, palestras e eventos. Também atuou nas ações de desburocratização interna da Prefeitura e liberação de licenças ambientais, o que potencializou nossos resultados.” Afirmou Ismail.
Danilo Casoti, do Sebrae destacou que a grande maioria dos municípios apresentou grande evolução no índice, demonstrando comprometimento do Poder Público com ações que promovam o empreendedorismo. “A Sala do Empreendedor de Baixo Guandu é um exemplo: Já foram mais de 3 mil atendimentos somente de janeiro a maio deste ano, tanto de pessoas de Baixo Guandu, quanto de cidades vizinhas.” Afirmou.
O Prefeito Lastênio Cardoso elogiou o trabalho do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Baixo Guandu: “Baixo Guandu evoluiu muito economicamente, e o resultado disso a gente vê na abertura de empresas e na geração de emprego e renda”.
O Programa Cidade Empreendedora é promovido pelo Sebrae em parceria com as Prefeituras, desenvolvendo ações que promovam o empreendedorismo e o crescimento econômico dos pequenos negócios nos municípios capixabas.
OUTROS PRÊMIOS
Além desse troféu, Baixo Guandu também recebeu outros na atual gestão, o que comprova o investimento no empreendedorismo, para gerar cada vez mais emprego e renda para as pessoas:
- 1º lugar no Espírito Santo em 2023, com a melhor evolução no Índice de Ambiente de Negócios, quando comparados com municípios do mesmo porte de Baixo Guandu;
- Categoria Bronze na Sala do Empreendedor Sebrae;
- Lastênio Cardoso – 3º Lugar como Prefeito Empreendedor.