O prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD/ES), esteve em Londres, entre os dias 02 a 08 de fevereiro, participando da segunda fase do processo judicial contra a mineradora BHP na Corte Inglesa, que trata das consequências do rompimento da Barragem de Fundão, ocorrido em 2015.
A nova etapa do julgamento tem como foco a quantificação dos danos causados pelo maior crime ambiental da história do Brasil que também atingiu o Rio Doce, após a vitória na primeira fase, quando pela primeira vez, a maior mineradora foi considerada culpada pelo desastre que impactou diretamente Mariana e dezenas de outras comunidades de Minas Gerais e Espirito Santo ao longo da Bacia do Rio Doce.

O prefeito Renzo Vasconcelos, participou de reuniões estratégicas sobre o andamento do caso na Inglaterra. Foto redes sociais.
O prefeito de Colatina Renzo Vasconcelos, disse que onde estiver irá lutar pelos direitos dos cidadãos colatinenses e por uma verdadeira justiça. Ele acrescentou que irá acompanhar de perto o processo de repactuação do acordo do crime ambiental que assolou o Rio Doce.
Em Londres, o prefeito Renzo Vasconcelos, participou de reuniões estratégicas sobre o andamento do caso na Inglaterra e acompanhou as audiências, que pode trazer também uma importante reparação às famílias de Colatina com o direito a indenizações individuais pelo crime ambiental que sofreram.
O prefeito de Colatina esteve presente em todas as audiências em Londres, no caso Mariana (Samarco) a Justiça excluiu as ação das pessoas que já receberam indenizações ou fecharam acordos judiciais no Brasil, e também deu para entender que há espaço para continuar lutando, com argumentos jurídicos, a favor dos colatinenses.
Na segunda fase da audiência marcada para abril de 2027. O prefeito Renzo Vasconcelos, lembrou que o município ganhou tempo para consolidar os argumentos, e que a Justiça de Londres vai quantificar os danos e definir os valores das indenizações cidade. Audiência em Londres:
O prefeito de Colatina Renzo Vasconcelos, retornou de viagem à Colatina neste final de semana, sendo acompanhado pela esposa Dra. Livia Vasconcelos e o procurador-geral do município, Dr. Victor. Fonte e foto redes sócias.