
As câmeras com tecnologia de videomonitoramento e leitura automática de placas estão em funcionamento e já registraram infrações foto Secom PMC
Em menos de uma semana de operação, o novo sistema de Cerco Eletrônico Inteligente, implantado pela Prefeitura de Colatina, já flagrou dezenas de irregularidades nas pontes Florentino Ávidos e do Irajá, revelando um cenário preocupante de desrespeito às regras de trânsito. O monitoramento faz parte de um pacote de ações da Prefeitura para modernizar a mobilidade urbana e garantir mais segurança viária na cidade.
As câmeras com tecnologia de videomonitoramento e leitura automática de placas estão em funcionamento e já registraram infrações como:
• Trânsito irregular de caminhões de 4 eixos e bitrens (Infração Média: 4 pontos na caretira);
• Conversões proibidas (Infração grave: 5 pontos na carteira);
• Transporte de pessoas na parte externa dos veículos, prática considerada infração grave e cinco pontos na CNH.
A principal preocupação da Secretaria de Trânsito tem sido a circulação de veículos pesados, proibida nas duas pontes monitoradas. A Ponte Florentino Ávidos, que é uma estrutura histórica e recebe cerca de 22 mil veículos por dia, tem sua segurança comprometida quando desrespeitada essa regra. Já a Ponte do Irajá, na região Sul, registra uma média de 3 mil veículos diariamente.
O sistema de cerco eletrônico permite o monitoramento em tempo real e a aplicação automática de penalidades, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. A fiscalização se tornou ainda mais necessária devido ao aumento no fluxo de caminhões em Colatina, reflexo da interdição da ponte no km 82 da BR-259, em Baixo Guandu. Com a rota alternativa passando pelo centro da cidade, vias urbanas têm sido utilizadas de forma indevida por veículos pesados.
A Prefeitura de Colatina reforça que caminhões e carretas, especialmente os que transportam granito, devem utilizar obrigatoriamente a Segunda Ponte, evitando riscos à integridade das estruturas e à segurança da população.
INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS
A Guarda Civil Municipal de Colatina participará de um treinamento técnico voltado à integração dos sistemas locais com o cerco eletrônico estadual. A capacitação tem como objetivo habilitar o acesso e a troca de dados entre os sistemas municipais e o sistema inteligente de monitoramento do Estado. Com essa integração, será possível identificar, em tempo real, qualquer veículo com alerta ou qualquer restrição. Fonte e foto Secom PMC