A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Colatina divulgou a programação oficial do Carnaval 2026, que promete movimentar a cidade com música, alegria e atrações para toda a família. O Colatina Folia será realizado no sábado (7) e domingo (8), com apresentações musicais, matinê e tradicionais marchinhas, valorizando artistas locais e fortalecendo a cultura popular.
No sábado (7), o destaque começa pela manhã, às 10 horas, com a Xaranga do Fredão no calçadão. À tarde, às 17h, acontece a Matinê, voltada ao público infantil e às famílias. À noite, a programação segue com shows de Engesamba, às 20h, e Fernanda Pádua, às 22h.

Festa será realizada no sábado (7) e domingo (8), na Área Verde, com atrações para todas as idades.
No domingo (8), a festa continua com a Xaranga do Fredão, às 17h, seguida do show do grupo Samba Pérola Negra, às 19h. Encerrando a programação, o cantor Léo Mai sobe ao palco às 21h.
PRÉ-CARNAVAL
Para preparar os colatinenses para o grande dia, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realiza um esquenta na sexta-feira (6). A partir das 15h, a Xaranga do Fredão vai desfilar pelo comércio de São Silvano, anunciando a chegada da folia na cidade.
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Loressa Campostrini, o Colatina Folia foi pensado para atender diferentes públicos. “Preparamos uma programação diversa, com atrações para crianças, jovens e adultos, valorizando nossos artistas e garantindo um carnaval organizado, cultural e acolhedor para moradores e visitantes”, destacou.
A Prefeitura informa que o evento contará com apoio das equipes de segurança, trânsito e limpeza urbana, garantindo estrutura e tranquilidade para que a população aproveite os dias de festa com segurança.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (6) – PRÉ-CARNAVAL
- 15h: Xaranga do Fredão, em São Silvano – passagem pelo comércio da região
Sábado (7) - 10h: Xaranga do Fredão, no calçadão Geraldo Pereira
- 17h: Matinê com a trupe Ratimbum, no espaço de eventos da Área Verde
- 20h: Engesamba, no espaço de eventos da Área Verde
- 22h: Fernanda Pádua, no espaço de eventos da Área Verde
Domingo - 17: Xaranga do Fredão, no espaço de eventos da Área Verde
- 19h: Samba Pérola Negra, no espaço de eventos da Área Verde
- 21h: Léo Mai, no espaço de eventos da Área Verde
fonte e imagem
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social