Colatina instala Comitê Operacional de Crise para enfrentar período de chuvas intensas

Diante das tempestades dos últimos dias e do volume elevado de chuvas registrado nas últimas horas, a Prefeitura de Colatina passou a operar, de forma temporária, um Comitê Operacional de Crise, cuja operação será num Centro de Comando montado no prédio do Centro de Ciências. A medida foi determinada pelo prefeito Renzo Vasconcelos (PSD/ES) como estratégia para centralizar decisões, monitoramento e ações emergenciais durante este período crítico.

“Nossos focos de ação imediata são: proteger vidas e promover a mobilidade urbana. Vamos contratar maquinário para limpeza e remoção de entulho das vias. Além disso, vamos entregar hoje todo nosso estoque de telhas para famílias que tiveram casas destelhadas”, destaca o prefeito Renzo Vasconcelos.

Primeira reunião contou com representantes das secretarias municipais, Sanear, Polícia Militar, Bombeiros e da empresa Luz e Força Santa Maria.

Com a mudança, o espaço passa a concentrar as atividades da Defesa Civil Municipal, da Guarda Civil Municipal e de outros órgãos estratégicos. O secretário municipal de Transporte, Trânsito e Segurança Pública, Major Carlos Balbino, já iniciou articulações com o Corpo de Bombeiros para atuação integrada, reforçando a prontidão das equipes em caso de ocorrências relacionadas às chuvas.

A primeira reunião de alinhamento das forças envolvidas foi realizada na manhã desta segunda-feira (5), com representantes das secretarias municipais, Sanear, Polícia Militar, Bombeiros e da empresa Luz e Força Santa Maria. A centralização das operações tem como objetivo agilizar a tomada de decisões, facilitar a comunicação entre os órgãos e garantir respostas mais rápidas à população.

“Os recursos das secretarias, como maquinário e profissionais especializados, vão ficar à disposição do Comitê Operacional de Crise. As demandas serão concentradas nesta sala e conduzidas a seus responsáveis de forma mais ágil para garantir um atendimento mais rápido e eficaz, garantindo segurança e o menor impacto na vida dos colatinenses nos próximos dias”, explica o Capitão Scottá, da Defesa Civil de Colatina.

De acordo com os dados atualizados da Defesa Civil Municipal, o acumulado de chuva em Colatina chegou a 57 milímetros, considerando o período da manhã de domingo (4) até a manhã desta segunda-feira (5). Três famílias estão desalojadas no município, totalizando oito pessoas. Até o momento, não há decreto de situação de emergência no município, e a Prefeitura segue monitorando o cenário de forma permanente.

A administração municipal reforça que novas informações serão repassadas à imprensa e à população conforme a evolução das condições climáticas, mantendo transparência e atenção total à segurança dos colatinenses.

Fonte e foto Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *