
O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com ampla participação da sociedade civil, autoridades e representantes do segmento. foto Secom PMC
A Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa, realizou nesta terça-feira (06) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal e contou com ampla participação da sociedade civil, autoridades e representantes do segmento.
Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência tem o objetivo debater e construir, de forma coletiva, propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas à promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas.
A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação cultural dos idosos da Faculdade da Terceira Idade (FAMIC), que encantaram o público com uma performance de Carimbó, resgatando tradições e valorizando o protagonismo da pessoa idosa na cultura.
A secretária de Assistência Social e Cidadania de Colatina, Michela Penitente, agradeceu a participação de todos.
“Esse é um momento de escuta ativa, de avaliação e, principalmente, de reafirmação de compromissos. Fico muito feliz em ver essa casa cheia, com tantas pessoas dispostas a construir caminhos para garantir a dignidade de quem envelhece. Nosso compromisso é com políticas públicas que fortaleçam, de fato, os direitos da pessoa idosa. Que os debates de hoje sejam frutíferos e que as propostas construídas aqui se transformem em instrumentos reais de mudança e inclusão.”
O evento teve a palestra conduzida pelo Promotor Marcelo Volpato, que abordou os principais eixos da conferência, entre eles o financiamento das políticas públicas, a proteção contra a violência, o fortalecimento da participação social e o papel essencial dos conselhos de direitos.
“Quando a gente tem a possibilidade de conversa social, temos também a chance de mudar o nosso comportamento e a forma como se faz política para o idoso. É um exercício de cidadania. Participar, se fazer ouvir nos conselhos e lutar pela proteção contra todas as formas de violência é essencial”, afirmou o promotor.
A programação da conferência continua na próxima sexta-feira, dia 9 de maio, com grupos de trabalho, debates e a eleição dos delegados que representarão Colatina na etapa estadual. Ao final, as propostas aprovadas serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. Fonte e Foto: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Colatina