Colatina ultrapassa 500 passagens oferecidas a pessoas em situação de rua em 2025

Entre os destinos mais frequentes estão cidades do Espírito Santo, como Vitória, Linhares, São Mateus e Nova Venécia, além de municípios de Minas Gerais, como Governador Valadares. Foto secom PMC

O trabalho social desenvolvido no município segue apresentando importantes resultados no acolhimento e atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. De janeiro a agosto deste ano, a prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria de Assistência Social ofereceu mais de 500 passagens rodoviárias, superando o número registrado no mesmo período de 2024, quando foram disponibilizadas 420 passagens.

Somente em agosto deste ano, 49 moradores em situação de rua puderam retornar aos municípios de origem, reforçando o vínculo familiar. Entre os destinos mais frequentes estão cidades do Espírito Santo, como Vitória, Linhares, São Mateus e Nova Venécia, além de municípios de Minas Gerais, como Governador Valadares. 

“Nas abordagens, nossa equipe atua sempre com respeito e acolhimento. Buscamos ouvir cada pessoa, entender sua história e oferecer apoio por meio de encaminhamentos, seja para emissão de documentos, atendimento no Centro Pop, rede de saúde, acolhimento institucional ou até mesmo o retorno à cidade de origem. É importante reforçar que nada é compulsório: ninguém é obrigado a sair da rua ou aceitar o acolhimento. Nosso trabalho é construir confiança e garantir que cada um faça suas escolhas no seu tempo, preservando sempre a autonomia e a dignidade”, destacou a secretária de Assistência Social, Michela Penitente.

Em agosto, o número de abordagens também ganhou destaque. Somando todas as frentes de atuação, o total de atendimentos realizados em agosto chegou a 438, evidenciando o compromisso da equipe com a dignidade, escuta e cuidado com a população em situação de vulnerabilidade.

O que é a Abordagem Social (SEAS)?

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) é uma ação de caráter proativo e contínuo, realizada por equipes especializadas da Assistência Social. Seu principal objetivo é ir até onde estão as pessoas em situação de rua, estabelecendo vínculo, promovendo escuta qualificada e identificando necessidades imediatas e de longo prazo.

Diferente de serviços que atuam apenas em pontos fixos, a abordagem social atua nas ruas, praças, terminais e demais espaços públicos, alcançando pessoas que muitas vezes não buscam os serviços por conta própria.

FONTE E FOTO Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *