Conceição do Castelo recebe seminário do Arranjos Produtivos

O presidente da Ales, Marcelo Santos, saudou a inclusão do município no projeto / Foto: Eduardo Dias

Agricultores familiares de Conceição do Castelo participaram, na manhã desta quarta-feira (19), do seminário de apresentação do projeto Arranjos Produtivos. A programação faz parte do processo de expansão do projeto em 2025, de 20 para 27 municípios atendidos. Conceição do Castelo é um dos novos integrantes da iniciativa da Casa dos Municípios da Assembleia Legislativa (Ales), em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. Os agricultores familiares atendidos recebem gratuitamente orientação técnica, mudas para plantio e também equipamentos agrícolas. 

“Conceição do Castelo tem tradição no cultivo de café. O trabalho do projeto é voltado para a diversificação das culturas e vai atender os agricultores do município com mudas de cacau, abacate e cítrus (laranja, limão ou tangerina Ponkan). Nesse seminário nós apresentamos o projeto, a partir daí os agricultores identificam qual cultura é melhor para eles”, explicou Douglas Gasparetto, coordenador técnico do Arranjos Produtivos.

O prefeito Valbinho (PSB) participou do seminário e destacou a entrada do município no projeto. “A importância é muito grande, já que a gente tem uma intenção de fortalecer a agricultura familiar aqui no nosso município. O Arranjos Produtivos vai ser aquilo que estava faltando para que os nossos produtores tenham mais dinamismo na produção. Eu agradeço ao presidente Marcelo Santos e ao nosso governador Casagrande por terem trazido ao nosso município essa oportunidade”, disse o prefeito. 

A secretária da Casa dos Municípios da Ales, Joelma Costalonga, e o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União), também estiveram no seminário de apresentação do projeto.

“É um motivo de muita alegria poder estar aqui no município de Conceição do Castelo, que já havia reivindicado a sua entrada no programa. Nós não tínhamos a capacidade de fazer, porque o programa, a partir do momento que ele inicia, já estabelece o número de participantes. Nós conseguimos, nessa etapa agora, ampliar o número de participantes e fazer com que nós pudéssemos ter conosco, inserido no programa, o município Conceição do Castelo”, explicou o presidente.  Por Eduardo Dias, com edição de Angèle Murad – ales

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *