CREA-ES emite nota garantindo que não há risco na Ponte do Irajá em Colatina

As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2023.

As obras da nova Ponte Agostinho Galdino Breda, popularmente conhecida como Ponte do Irajá, esta em fase de conclusão e  prevê a revitalização da Avenida Champagnat. As obras foram iniciadas no primeiro semestre de 2023, com um investimento no valor de  R$ 3,5 milhões na construção da nova ponte..

A ponte foi projetada reta, em toda sua extensão, e a nova estrutura terá  nova faixa de rolamento de 3,90 metros, totalizando 11,63 metros de largura, e reforço do arco central e dos arcos de sustentação. Esta sendo criada faixa de transição dos veículos em ambos os sentidos da via. A passagem de pedestre será mantida em uma extremidade da ponte.

Memória arquitetônica

 “Nós mantivemos a memória arquitetônica da Ponte Agostinho Galdino Breda original, potencializando seu aspecto turístico. E esta obra vai trazer um impacto espetacular no trânsito da cidade. As pessoas vão poder chegar muito mais rápido em suas casas, economizando tempo e distância, facilitando a mobilidade urbana em toda a região”, destacou o Prefeito Guerino Balestrassi.

Superestrutura

A ponte atual é executada em estrutura mista de aço e concreto contemplando dois arcos que dão sustentação ao tabuleiro. Possui 43,80 m de comprimento e 7,17 m de largura.

A nova ponte seguirá o mesmo método estrutural já encontrado, e será adicionado uma nova estrutura metálica (arco) que servirá de sustentação ao novo tabuleiro, além da realização de reforço da parte superior do arco central e dos arcos de sustentação.

Desta forma, a largura final da ponte será de 11,63 m, contemplando duas faixas de tráfego de 3,90 m, além de uma calçada 0,95 m com guarda-corpo metálico ao longo de sua borda. Fonte e foto pmc