
Vandinho enxerga a rota como potencial para desenvolver o empreendedorismo local / Foto: Ellen Campanharo
Apostando no turismo sustentável atrelado ao desenvolvimento econômico e social, o deputado Vandinho Leite (PSDB) quer instituir a Rota da Pedra da Onça no município de Santa Teresa. A proposta da rota está no Projeto de Lei (PL) 23/2025, que também declara a área como de relevante interesse turístico e cultural.
“A Pedra da Onça é um dos mais importantes atrativos naturais e culturais da localidade, com um vasto potencial para atrair turistas que buscam, cada vez mais, experiências ligadas ao ecoturismo e ao contato com a natureza, além de um mergulho no rico patrimônio cultural da região”, defende Vandinho em mensagem aos demais deputados. A Pedra dos Olhos está localizada na divisa entre Santa Teresa e Itarana.
Na justificativa, o autor também cita as “características distintas” da rota. Em 48 km de extensão a partir do centro de Santa Teresa, o percurso se estende por áreas de valor natural e cultural e com pequenos comércios locais; forte e diversificada tradição agrícola (café, leguminosas, flores). Lá também é possível apreciar a agroindústria local (queijos, doces e outros itens típicos); o patrimônio arquitetônico com casarões de aproximadamente 100 anos; a forte herança italiana; e a tradição religiosa.
“O valor histórico e cultural se alia à infraestrutura local, que conta com espaços para lazer, como a quadra de esportes e o campo de futebol, que são utilizados para eventos culturais, religiosos e esportivos, fortalecendo a identidade da população local”, explica.
Vandinho enxerga a rota como potencial para o empreendedorismo local, “com oportunidades para a criação de serviços de hospedagem, gastronomia, atividades de lazer e turismo, como trilhas e passeios ecológicos”. Cita ainda a biodiversidade e as características geográficas e climáticas favoráveis para os turismos ecológico e de aventura.
“A consolidação dessa rota como um ponto turístico de relevância estadual e nacional contribuirá para o fortalecimento da economia local e a melhoria das condições de vida da comunidade, ao gerar novos postos de trabalho, impulsionar o comércio local e preservar o patrimônio natural e cultural”, finaliza Vandinho Leite.
O PL 23/2025 será analisado pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças da Ales. Se aprovado e transformado em lei, a medida será incluída no Anexo I da Lei 12.017/2023 (Consolidação de Rotas Turísticas).
Acompanhe o andamento do PL 23/2025. https://www.al.es.gov.br/Noticia/2025/02/48205/de-olho-no-ecoturismo-projeto-cria-rota-em-santa-teresa.html