Em ano eleitoral, a Prefeitura de São Roque do Canaã contrai empréstimo de 5 milhões

Operação de crédito com o Banestes no valor de R$ 5.700.000,00 (cinco milhões e setecentos mil). Foto afolhaonline.com 

Em pleno ano de eleições municipais 2024, em reunião ordinária no mês de abril, os 5 vereadores votaram a favor autorizando  a Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã, a  contrair empréstimo com o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), no valor de R$ 5.700.000,00 (cinco milhões e setecentos mil).  Lembrando aos moradores de São Roque do Canaã,  que o  Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo, alertou e  vem alertando  que a  administração municipal  vem ultrapassando as despesas, na realidade a Prefeitura está  há vários meses no vermelho.

Os vereadores que votaram a favor foram: Olga Maria Simonetti (PSDB),  Valmir Boschetti (DEM) Zildo Zorteia (PATRITAS), Wesclei  Cazassi (PSDB)  e Lelo Valadão (PSB).

Os vereadores que votaram contra foram: Gilmar Meireles (PODEMOS), Itamar Loss Pugnal (PDT), Elior Bonatti (AVANTE) e Nino Diácono (AVANTE)

 Foi publicado no Diário da Amunes-ES o Estrato do Contrato de Financiamento com o número 20244000043, e com o Processo administrativo número 001628/2024. Até o fechamento da edição, o Portal afolhaonline.com não conseguiu detalhes sobre o prazo de pagamento do empréstimo, incluídos meses de carência e taxa de juros com atualização monetária pela taxa Selic. A operação de financiamento foi feita junto ao Banestes, e o contrato assinado no último dia 26 de abril de 2024.

Os vereadores que votaram contra o projeto, segundo eles, o prefeito precisa estabelecer as prioridades e trabalhar com os recursos que tem, sem a necessidade de buscar empréstimos para endividar o município. E mais, com as mudanças climáticas do planeta e uma administração municipal que não incentiva o comércio local, no momento não é viável contrair empréstimo  sem ter a certeza que a receita municipal irá aumentar para cumprir os compromissos com a instituição financeira.

Os gestores passados nunca precisaram recorrer a empréstimos, eles construíram tudo sem dinheiro de banco, sem ter que pagar juros. No momento, não há necessidade de pegar empréstimo para os próximos gestores pagarem. Temos que buscar recurso junto ao governo federal e estadual para executar as obras necessárias em nosso município. Disseram os vereadores.

Em 3 anos e 5 meses de governo, a administração municipal, nunca apresentou  aos munícipes um plano de aumento da receita municipal para investir mais em saúde, em educação, em obras de infraestrutura, preservação ambiental, turismo, cultura e lazer para todos os sãoroquenses.