Festa de Nova Venécia pode virar patrimônio

Derivada da junção das palavras “cappeletti” e “tagliatella”, dois pratos típicos da culinária italiana, a festa da Cappitella, realizada no município de Nova Venécia, tem como propósito principal o resgate da cultura italiana e a valorização da gastronomia local. Com o objetivo de dar mais visibilidade à comemoração, o deputado Coronel Weliton (PRD) apresentou ao Legislativo o Projeto de Lei (PL) 481/2024, que pretende declarar a festa da Cappitella como patrimônio cultural imaterial do Estado do Espírito Santo.

“Em Nova Venécia, a já tradicional Festa da Cappitella chegou à sua sexta edição com festival gastronômico, desfiles, tombo da polenta, eleição da rainha e princesas, apresentações culturais, musicais, e serenata veneziana. Segundo a Associação da Festa da Cappitella (Afecapi), que realiza o evento, aproximadamente 50 mil pessoas passaram pelo município durante os quatro dias de festejos” explica o proponente na justificativa da matéria.

“O Município de Nova Venécia foi fundado por imigrantes italianos e a mais de 60 anos preserva os costumes e a tradição. Neste ano, a festa vai comemorar os 136 anos da colonização italiana no Município e os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo”, conclui o parlamentar.

Andamento

A matéria irá tramitar nas comissões de Justiça, Cultura, Turismo e Finanças, antes de ir a plenário para apreciação dos deputados.

Acompanhe o andamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *