
Presidente da Findes, Paulo Baraona, participa de missão empresarial da CNI em Nova York e reforça diferenciais do estado em painel sobre inovação e competitividade da indústria brasileira. foto Findes
A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) está em Nova York, nos Estados Unidos, como parte da missão empresarial promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A iniciativa reúne lideranças empresariais e autoridades brasileiras e norte-americanas em uma agenda de encontros voltados à inovação, sustentabilidade e atração de investimentos entre os dois países. O presidente da Findes, Paulo Baraona, integra a comitiva da indústria brasileira.
Painel sobre competitividade e inovação
Nesta segunda-feira (12), Baraona participou do painel “Competitividade e inovação na indústria das onças brasileiras”, no evento Brazilian Regional Markets, promovido pela Apex no Harvard Club, em Nova York. O painel compôs a programação da missão empresarial da CNI.
Em sua fala, Baraona destacou o Espírito Santo como um polo estratégico para novos investimentos produtivos. “Somos um parceiro confiável, competitivo e preparado para os desafios da nova economia. O Espírito Santo tem uma indústria forte e diversificada, além de contar com um modelo de governança que favorece o diálogo entre o setor produtivo e o poder público. Esse alinhamento nos torna um ambiente fértil para investimentos”, afirmou.
O presidente da Findes também destacou a posição geográfica estratégica do Espírito Santo como uma vantagem logística e um diferencial na inserção do estado no comércio exterior.
“Estar a até 1.200 km de mais da metade do PIB brasileiro nos dá uma vantagem estratégica única. Temos uma localização privilegiada e somos, hoje, uma solução portuária eficiente para o Brasil. Isso nos posiciona como um hub logístico com forte vocação para o mercado global”, completou.
ES entre as “Onças Brasileiras”
O Espírito Santo é um dos estados que integram o grupo das chamadas “Onças Brasileiras” — mercados regionais com alto desempenho econômico, estabilidade institucional e avanços em desenvolvimento humano. Também fazem parte do grupo Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
“As Onças Brasileiras têm papel central na construção de uma nova agenda industrial para o país. São estados com capacidade de diversificação produtiva e adensamento de cadeias locais. O Espírito Santo vem mostrando seu protagonismo nesse cenário, atuando como um dos motores da economia nacional”, destacou Baraona durante o painel.
Durante o painel em Nova York, Paulo Baraona dividiu a mesa com o presidente da CNI, Ricardo Alban; o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar; e o CEO da Falconi, Alexandre Ribas. A mediação foi realizada por Victor Casagrande, diretor de Research da Apex.
O evento também contou com a presença do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, além de outras autoridades e empresários do Brasil.
Missão empresarial
A missão empresarial liderada pela CNI segue até o dia 16 de maio e inclui uma série de compromissos com foco no fortalecimento da indústria brasileira, na economia verde e na inovação.
A programação inclui encontros com representantes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), além de visitas técnicas à Universidade de Harvard e ao Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também estão previstas reuniões com especialistas do Financial Times e participação no Brazil Summit, evento que debate os rumos da economia verde no país.
Por Anderson Barollo