Em junho de 2025, a Comissão de Meio Ambiente recebeu representantes do movimento River Planet para conhecer o plano de descida ecológica do Rio Sena, na França. A ação ocorreu por mais de 23 dias entre agosto e setembro, e agora, a organização que busca a conscientização sobre a proteção dos recursos hídricos volta em nova reunião do colegiado para apresentar relatório da descida e também ideia de projeto semelhante para o Rio Doce.
Segundo o ambientalista Alberto Pêgo, um dos organizadores do River Planet, na ação mais recente foram percebidas “mudanças para melhor” em comparação com a última descida, em 2013. Ele salienta que há quase 13 anos a situação já era considerada positiva.

Descida do Rio Sena realizada em 2025 apontou efeitos da legislação francesa sobre gestão de rios / Foto: Zanete Dadalto/River Planet
“Estamos indo para lá porque o Brasil se inspira na legislação francesa de 1964 e a brasileira é de 1997. Então os franceses estão 33 anos à frente da gente neste tipo de legislação”. Para Pêgo, os rios do Brasil ainda não chegaram a um patamar que seria esperado após quase três décadas do código nacional. “Observar o que está acontecendo, porque mesmo aplicando a mesma lei, não consegue a melhoria que eles estão alcançando”.
Na descida foram observadas práticas da Bacia em três áreas: tratamento de esgoto, tratamento de resíduos sólidos e drenagem. As informações devem subsidiar um outro tema da reunião, a quarta edição de Descida Ecológica do Rio Doce, prevista para ocorrer entre 4 de maio e 5 de junho. A última vez que o grupo percorreu da nascente à foz foi em 1998.

Rio Doce, em Colatina. foto PMC
Deputados e representantes do movimento devem tratar ainda da necessidade de uma aproximação entre o governo capixaba e as instituições francesas responsáveis pela Bacia do Sena, visando cooperação técnica na gestão de recursos hídricos.
A reunião da Comissão de Meio Ambiente será na terça-feira (10), no Plenário Rui Barbosa. O colegiado é presidido pelo deputado Gandini (PSDL/ES).
Enfrentamento à pedofilia
A agenda das comissões traz ainda debate sobre prevenção e enfrentamento da violência sexual e pedofilia no ambiente esportivo. O tema será tratado pelos membros da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente também na terça, às 11 horas.
O colegiado presidido por Alcântaro Filho (Republicanos) fará um debate direcionado a escolinhas de futebol e demais projetos esportivos, professores de Educação Física, pais de alunos e conselheiros tutelares. A proposta será de alertar que a captação de talentos, quando ocorre sem transparência, supervisão e regras institucionais bem definidas, pode abrir espaço para situações de abuso e violência sexual.
Segurança
Ainda na terça, a Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado realiza a sua primeira reunião do ano, com o tema “Segurança Pública: Metas e Expectativas para 2026”. Na ocasião, o colegiado deverá analisar alguns projetos de lei e refletir o andamento da agenda deste biênio. A reunião de Segurança começa às 10 horas no plenário Dirceu Cardoso.
O presidente da comissão, deputado Delegado Danilo Bahiense (PL/ES), destaca que 2025 foi um ano de avanços importantes, com a comissão atuando “de forma firme, com responsabilidade, diálogo constante com as forças de segurança e acompanhamento de perto das políticas públicas do Estado”.
“Esse trabalho nos permite olhar para 2026 com confiança. Vamos seguir fortalecendo a atuação da comissão, aprimorando a legislação, fiscalizando as ações do Executivo e apoiando quem está na linha de frente da segurança pública. Nosso compromisso é com resultados concretos, redução da violência e mais segurança para o povo capixaba”, pontua o parlamentar.
Confira a agenda da semana*:
Segunda-feira (09)
11h00 – Reunião da Comissão de Infraestrutura – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Reunião da Comissão de Finanças – Plenário Dirceu Cardoso
14h00 – Reunião da Comissão de Educação – Plenário Rui Barbosa
15h00 – Sessão ordinária
Terça-feira (10)
9h00 – Reunião da Comissão de Meio Ambiente – Plenário Rui Barbosa
10h00 – Reunião da Comissão de Segurança – Plenário Dirceu Cardoso
11h00 – Reunião da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente – Plenário Rui Barbosa
13h00 – Reunião da Comissão de Turismo – Plenário Rui Barbosa
13h30 – Reunião da Comissão de Justiça – Plenário Dirceu Cardoso
15h00 – Sessão ordinária
Quarta-feira (11)
9h00 – Sessão ordinária. fonte ales