
O prefeito Lucas Scaramussa e o vice-prefeito Franco Fiorot receberam o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço e lideranças estaduais e locais na sede da Rede Cuidar, no bairro Três Barras. foto governo do ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, anunciou, nesta terça-feira (18), a ampliação dos serviços especializados na Rede Cuidar de Linhares, iniciando pela Oftalmologia, seguido pela oferta de exames de colonoscopia e endoscopia. Em agenda no município, Casagrande também inaugurou o prédio da Diretoria Regional de Polícia Científica Norte, além de novas estruturas de pesquisa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
“Temos hoje um ambiente favorável ao desenvolvimento em Linhares com o Estado e o Município trabalhando juntos, sem disputa política. A população já colhe os frutos dessa parceria com diversos anúncios e entregas. Estamos trazendo a especialidade de Oftalmologia, que antes era oferecido feito na Região Metropolitana. Assim vamos reduzir o deslocamento de pacientes com a oferta desse serviço aqui na região. Muito em breve vamos retornar ao município para dar ordem de serviço da ponte que liga os bairros Interlagos e Aviso”, adiantou o governador, ao lado do prefeito Lucas Scaramussa.
Os pacientes dos municípios de Linhares, Rio Bananal e Sooretama, anteriormente referenciados para o Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu, para o atendimento oftalmológico passarão a ser atendidos na Rede Cuidar de Linhares já a partir desta terça-feira. A previsão é de que sejam realizados 1.800 atendimentos por mês em Oftalmologia, incluindo consultas e procedimentos especializados.
A ampliação dos serviços visa aproximar o atendimento especializado da população, otimizando a logística e reduzindo o deslocamento de pacientes, como destacou o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. “Essa mudança é um avanço significativo para a Região Central. Estamos aproximando o serviço da população, o que reduz o absenteísmo e melhora o acesso aos atendimentos. Nossa meta é oferecer um cuidado mais eficiente e humanizado”, disse.
Em relação à oferta de exames de endoscopia e colonoscopia, ela se dará já a partir de abril. Os pacientes, que anteriormente precisavam se deslocar até o município de Colatina para realização desses exames, poderão realizá-los na Rede Cuidar de Linhares. Com esta ampliação, a expectativa é que 3.500 exames de endoscopia e 3.200 de colonoscopia sejam feitos ao longo do ano.
“Com essa ampliação, reforçamos o compromisso da Superintendência Regional de Saúde de Colatina em facilitar o acesso aos serviços de saúde. A proximidade do atendimento impacta diretamente na qualidade de vida dos pacientes”, afirmou a superintendente Kamila Roldi, da Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC).
A Rede Cuidar é uma iniciativa que visa reorganizar o atendimento no sistema de saúde pública do Espírito Santo, garantindo um cuidado integral, humanizado e mais próximo da população. Por meio do Consórcio Público da Região Polinorte (CIM Polinorte), a Rede Cuidar de Linhares atende oito municípios da Região Central de Saúde: Águia Branca, Alto Rio Novo, Governador Lindenberg, Rio Bananal, Marilândia, Sooretama, Linhares e Vila Valério.
A expectativa é que a unidade possa, ao longo de todo ano de 2025, realizar cerca de 13.900 consultas e mais de 15 mil exames, e conta com investimento previsto de R$ 2,22 milhões.
São ofertadas as especialidades de Angiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia, Urologia e Psiquiatria, além da inclusão da Oftalmologia. E na realização de exames como Eletrocardiograma, Tonometria, Fundoscopia, Teste Ergométrico, Análise Patológica Gástrica, Ecocardiograma, Holter 24 horas, Mapa, Ecodoppler de Membros, Mamografia, e os exames de Endoscopia e Colonoscopia.
“O que nós estamos fazendo é aproximar ainda mais os serviços do Estado das pessoas. Ao invés das pessoas terem que se deslocar para buscar assistência, estamos trazendo o serviço para perto, facilitando o acolhimento e realização de consultas e exames no dia a dia. É uma alegria e um prazer muito grande ter o Estado com um governo muito organizado e com capacidade de investimento, priorizando o cuidado com as pessoas. Não tem outro sentido para o governo se não cuidar das pessoas, principalmente, daquelas que mais precisam”, acrescentou o vice-governador Ricardo Ferraço.

O prefeito Lucas Scaramussa também anunciou a estruturação de um andar do Hospital Geral de Linhares. FOTO secom PML
Durante o evento, o prefeito Lucas Scaramussa também anunciou a estruturação de um andar do Hospital Geral de Linhares (HGL) para que as cirurgias oftalmológicas, entre elas as de catarata, sejam realizadas no município evitando que o paciente saia de madrugada da cidade para realizar o procedimento em Baixo Guandu.
Com o anúncio destas importantes conquistas, a parceria entre Prefeitura de Linhares e Governo do Estado aproximam os usuários do sistema de saúde municipal à assistência ambulatorial referentes aos três exames e melhora a qualidade do atendimento aos pacientes, que podem estar ao lado da família durante as consultas e procedimentos.
Com a estrutura ampla e bem equipada da Rede Cuidar, será possível ampliar a capacidade de oferta de consultas e oferecer exames de vista (acompanhamento e revisão), colonoscopia e endoscopia para diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças em um único local, diminuindo assim o tempo de espera por atendimento nessa especialidade.
A notícia trouxe alegria e alívio para a dona de casa Maria Saith de Souza que acompanhava o marido para o exame oftalmológico na Rede Cuidar. Ela conta que quando precisou realizar a consulta precisou acordar de madrugada para ir até Baixo Guandu. “Ficou mais fácil, mais cômodo. É uma conquista para a população ter saúde de qualidade e perto de casa sem ter que pegar estrada e chegar de noite”, conta.
O prefeito Lucas Scaramussa disse, emocionado, que os abraços que recebeu na recepção da Rede Cuidar foram a resposta que ele precisava para saber que a gestão está no caminho certo que é o de governar para todos.
“A minha felicidade é imensa em receber o carinho, o abraço de pacientes que muitas vezes saíam de Linhares e quando chegavam em Baixo Guandu tinham que retornar porque a consulta ou o exame haviam sido cancelados. Agora estamos trazendo saúde para perto da casa das pessoas. Isso é respeito com o cidadão. Estamos governando para todos e vamos fazer muito mais para as pessoas que dependem dos serviços do poder público”, disse o prefeito.

Novo espaço representa um avanço significativo para a Polícia Científica.
A entrega deste novo espaço representa um avanço significativo para a Polícia Científica e para toda a população da região norte do Estado. Aqui, fortalecemos nossa capacidade de atender com dignidade e excelência aqueles que, em momentos de extrema vulnerabilidade, necessitam de nossos serviços. Seja na Medicina Legal, na Criminalística ou nos Laboratórios Forenses, trabalhamos com rigor técnico e compromisso com a verdade, garantindo que cada perícia contribua para a justiça e para a segurança da sociedade. Esta modernização reflete o empenho do Estado em aprimorar a investigação criminal e reforçar o papel essencial da ciência na busca pela verdade”, comemorou o perito oficial geral da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES), Carlos Alberto Dal-Cin.
Durante a agenda, o governador Renato Casagrande inaugurou as novas instalações do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Norte (CPDI Norte) do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O evento foi realizado na Fazenda Experimental do Incaper de Linhares, localizada às margens da Rodovia BR-101. Além da inauguração, também foram entregues três caminhonetes para apoio às atividades das fazendas experimentais de Linhares, Marilândia e Sooretama.
A reestruturação faz parte do projeto estratégico “Estruturação e Ampliação das Ações de Pesquisa do Incaper”, que busca fortalecer a capacidade de pesquisa e inovação da autarquia estadual. Com um investimento total de R$ 7,29 milhões, os novos espaços incluem laboratórios modernizados, salas para pesquisadores, auditório e setor administrativo.
“O investimento em ciência e inovação é essencial para garantir o avanço da agropecuária capixaba. Com a modernização das estruturas do Incaper, proporcionamos um ambiente mais adequado para pesquisas de ponta, que geram conhecimento, aumentam a produtividade e fortalecem a sustentabilidade do setor agrícola. Essas entregas são um reflexo do compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento rural, oferecendo mais tecnologia e suporte aos nossos produtores para que possam continuar crescendo e inovando”, declarou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli.
As estruturas foram planejadas para atender a todos os critérios técnicos e ambientais, proporcionando mais qualidade e segurança para as análises laboratoriais e o desenvolvimento de pesquisas. Fonte Governo do ES e Prefeitura de Linhares