Governo do ES lança o Portal Único do Rio Doce

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd), lançou, nesta terça-feira (23), o Portal Único do Rio Doce. Disponível no endereço portalunicoriodoce.es.gov.br, o portal reúne informações, ações e programas previstos no novo acordo judicial do desastre ambiental de Mariana. Informações como planos de trabalho, valores investidos, etapas de execução, medições, relatórios ambientais e histórico do rompimento da barragem estão disponíveis para a consulta de qualquer cidadão.

A ferramenta é uma obrigação prevista no Novo Acordo do Rio Doce e ficou sob responsabilidade do Espírito Santo devido ao histórico de transparência do Estado. Além das ações que estão sendo desenvolvidas no território capixaba, o Portal Único do Rio Doce vai reunir também as iniciativas realizadas pelo Governo do Estado de Minas Gerais e pelo Governo Federal na reparação social, ambiental e econômica das cidades atingidas.

“Com o lançamento do Portal, damos um passo decisivo rumo à reparação, com todas as informações sobre investimentos, etapas e fiscalização acessíveis à sociedade. O Espírito Santo foi escolhido para coordenar essa iniciativa por ser o Estado mais transparente do Brasil, e assumimos com responsabilidade a missão de garantir participação social, fiscalização e eficiência na recuperação do Rio Doce”, afirmou o governador do Estado, Renato Casagrande.

Nessa etapa inicial, a Serd está credenciando os profissionais de cada ente signatário do Novo Acordo para acesso ao sistema do Portal Único e a futura inserção das informações pertinentes à sua atuação. A expansão do Portal ocorrerá de forma progressiva, com a incorporação de novos módulos, maior detalhamento das informações e ampliação do escopo dos dados disponibilizados e aprimoramento das funcionalidades.

A Ouvidoria do Poder Público está em fase final de implementação e o canal entrará em operação em breve. Passada a fase piloto, os esforços serão direcionados à integração do Portal Único aos sistemas financeiros dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais, da União e municípios aderentes para que a ferramenta possa mostrar a execução financeira dos recursos.

A ferramenta é uma obrigação prevista no Novo Acordo do Rio Doce e ficou sob responsabilidade do Espírito Santo devido ao histórico de transparência do Estado. foto serd

Além do aspecto tecnológico, com ferramentas de inteligência artificial e de pesquisa em banco de dados, o portal será uma importante ferramenta de participação social, permitindo que manifestações sejam enviadas para o Ministério Público, Defensoria, Governo Federal, governos do Espírito Santo e de Minas Gerais e municípios. “A participação social é um pilar do acordo. O Portal Único do Rio Doce estará aberto para receber questionamentos e pedidos de informação a respeito das ações estabelecidas pelo Novo Acordo e dar direcionamento nas iniciativas do poder público”, pontuou o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi. 

fonte e foto Serd
Renato Costa Neto / Karina Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *