
O avanço ocorre após a assinatura de um termo de convênio entre o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos. foto secom -PMC
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Colatina está em fase final de preparação para começar a registrar ocorrências policiais, ampliando sua atuação na segurança pública do município. O avanço ocorre após a assinatura de um termo de convênio entre o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, e o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos.
Com o acordo formalizado, a GCM agora aguarda apenas a conclusão do treinamento técnico e dos procedimentos operacionais necessários para iniciar oficialmente a nova atribuição.
Com isso, a GCM poderá registrar boletins de ocorrência, autos de infração e apreensão em casos como perturbação do sossego, porte ilegal de arma e apreensão de drogas. As ocorrências serão recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODES), e poderão ser registradas diretamente no sistema da Delegacia Online (DEON). A atuação efetiva da Guarda nesses registros, porém, só terá início após a aprovação final e a assinatura do acordo.
Como parte do processo de capacitação, os agentes da GCM participaram, nesta sexta-feira (3), de um treinamento teórico e prático realizado no Sest Senat, sob coordenação do sub Comandante da Polícia Militar, Balbino. O curso incluiu simulações realistas de ocorrências — entre elas, uma baseada na Lei Maria da Penha — e orientações detalhadas sobre os procedimentos corretos, desde o atendimento inicial até o registro formal e encaminhamento dos casos.
Durante o treinamento com aulas teóricas, foi explicado o passo a passo para inserção de informações no sistema.
Segundo a comandante da GCM, Regina Stefenoni, o objetivo é elevar o nível técnico da corporação e garantir um atendimento mais ágil, eficiente e alinhado aos protocolos de segurança.
“Estamos empenhados em alcançar todos os critérios exigidos para que a Guarda Municipal possa contribuir ainda mais com a segurança da população de Colatina”, destacou.
Foto E Fonte Secretaria Municipal de Comunicação Social