
O ex-prefeito de Colatina por três mandatos, e atual Secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce Guerino Balestrassi, confirmou ser pré-candidato a deputado estadual nas eleições 2026, ao portal afolhaonline.com.
O Engenheiro e professor Guerino Balestrassi tem uma trajetória política por experiência administrativa em gestão publica, presença de liderança política no Estado, e uma ampla ligação com a população capixaba.

Guerino pré-candidato a deputado estadual. foto divulgação
Hoje Guerino Balestrassi exerce o cargo de Secretário de Estado no governo do Renato Casagrande (PSD/ES), onde tem um papel relevante na recuperação do Rio Doce com desafios ambientais e sociais no Estado. Um gestor de visão com olho no futuro, ele na pasta ampliou a atuação da Serd em prol dos municípios do Estado.
Guerino em breve vai deixar a Serd, e colocou seu nome à disposição do partido como pré-candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, aonde irá defender os problemas ambientais do Estado, Recuperação do Rio Doce, o desenvolvimento regional, capacitação profissional para gerar mais oportunidade aos capixabas.
Nos bastidores, Guerino Balestrassi ampliou sua base de apoio nos últimos anos, onde conversou com várias lideranças e segmentos da sociedade capixaba, com projetos importantes para impulsionar o Estado, principalmente os municípios do Espírito Santo.
Ricardo Ferraço, Arnaldinho Borgo, Helder Salomão e Lorenzo Pazolini

Até o final de março deste ano, dois prefeitos da Grande Vitória poderão abdicar de seus mandatos para se desincompatibilizarem visando às eleições de outubro, uma situação incomum no Estado. Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES), de Vitória, e Arnaldinho Borgo (PSDB/ES), de Vila Velha, são pré-candidatos a governador.
O deputado federal Helder Salomão (PT/ES), foi anunciado em 2025 como candidato a governador do Espírito Santo nas eleições de outubro de 2026. Pelo Presidente Estadual do PT e deputado estadual João Coser.
Já o governador Renato Casagrande (PSB/ES) confirmou, no ano passado, que o vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB/ES), é o seu candidato ao Palácio Anchieta em 2026.
PSD de Gilberto Kassab amplia a base nacional

Gilberto Kassab tenta viabilizar terceira via com mais um presidenciável no PSD. (Foto: Reprodução/Instagram Gilberto Kassab)
A filiação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, ao PSD de Gilberto Kassab, se junta ao Governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior., Governador do Estado do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e também ao ex-governador do ES Paulo Hartung, e amplia a base, se tornando um partido forte nas eleições 2026, para o Senado, Câmara Federal, Estadual e busca a terceira via para na disputa à Presidente da República.
Sobre a filiação a sigla do PSD, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, já teria tido uma conversa com o senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro (PL/RJ), dias antes de anunciar a sua saída do União Brasil e filiação ao PSD. Antes da troca do partido. Caiado se encontrou na casa de Flávio, em Brasília e contou com a participação do senador Rogério Marinho (PL-RN) por telefone.
PL ultrapassa PSD e se torna o maior partido do Senado
Às vésperas da abertura dos trabalhos de 2026, a composição partidária do Senado é bem diferente daquela do início dessa legislatura, há três anos. O PL se tornou o maior partido, com 15 senadores, e a bancada feminina ganhou força com a entrada de senadoras suplentes de estados da Região Nordeste. Entenda por que essas variações acontecem mesmo antes das eleições de 2026, e que implicações elas podem ter.
ALES em ano eleitoral

Presidente da Ales Marcelo Santos.
Nas Eleições Gerais de outubro estarão em disputa os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital. Nesse cenário, é natural que os embates políticos se tornem mais acalorados nos parlamentos, muitas vezes paralisando as atividades diárias. Entretanto, na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito (Ales) o presidente Marcelo Santos (União–ES) afirma que pretende preservar o ritmo de trabalhos, essenciais no processo eleitoral.
Principais datas do calendário eleitoral 2026
06 de maio – Fechamento do cadastro eleitoral: data limite para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Seja para tirar o primeiro título, coletar a biometria ou mesmo transferir o local de votação, o eleitor tem até esta data para resolver todas as pendências. Depois, o cadastro eleitoral será fechado, incluindo os serviços on-line do Autoatendimento Eleitoral.
20 de julho a 05 de agosto – Convenções partidárias: este é o período das convenções partidárias, quando partidos e federações poderão realizar os eventos para deliberar sobre coligações e definir candidatas e candidatos aos cargos em disputa.