
Com um investimento de cerca de R$ 7,5 milhões, o centro de reciclagem do vidro tem a expectativa de processar cerca de 135 mil toneladas do material em cinco anos. foto divulgação
O Grupo HEINEKEN, por meio de seu ecossistema de negócios de impacto HEINEKEN Spin, em parceria com a Ambipar, anuncia a inauguração de seu segundo centro de circularidade do vidro no Brasil, dessa vez, localizado no Estado do Espírito Santo. Com um investimento inicial de cerca de R$ 7,5 milhões, o espaço será na cidade de Serra, focado no recebimento, triagem, estocagem e venda do material. As empresas têm a expectativa de tratar 135 mil toneladas de vidro, o equivalente a aproximadamente 2,2 toneladas por mês, nos próximos cinco anos, além de gerar por volta de 45 empregos diretos e integrar 71 cooperativas e associações de reciclagem, totalizando 1,7 mil pessoas.
Assim como o hub inaugurado em Pernambuco em novembro de 2024, a atividade deste novo centro terá foco em dar o tratamento adequado ao vidro oriundo de embalagens pós-consumo. Em parceria com a Ambipar, a companhia atuará também na venda do material à indústria vidreira, alimentando um ciclo de circularidade e renda. O centro de reciclagem será instituído no espaço já ocupado pela Ambipar no Estado dedicado para logística reversa.
“A parceria entre a Ambipar e a HEINEKEN Spin reforça nosso compromisso com a logística reversa e a valorização dos resíduos, transformando desafios ambientais em oportunidades para a economia circular, diz Felipe Cury, head de pós-consumo da Ambipar. “Com este novo hub de circularidade no Espírito Santo, conseguimos ampliar significativamente o reaproveitamento do vidro pós-consumo, gerando impacto positivo para o meio ambiente e para a sociedade. A estrutura permitirá não apenas a destinação correta desse material, mas também a inclusão e valorização de cooperativas e trabalhadores do setor, promovendo renda e sustentabilidade”, complementa o executivo.
Na prática, a estrutura do hub será utilizada para fazer a compra do material junto às indústrias, comércio e serviços, com o compromisso de coleta da embalagem desses parceiros. Depois de limpo e triturado, a venda desse caco de vidro será negociada por HEINEKEN Spin junto às vidreiras, e estas irão produzir novas garrafas HEINEKEN a serem utilizadas nas cervejarias, um ciclo que deverá se expandir fortalecendo todos os envolvidos no processo: os catadores, o mercado e o meio ambiente.
“Nosso objetivo é contribuir com novos elos na cadeia de valor do vidro, tornando-nos parceiros ativos na facilitação do fluxo de matéria-prima reciclada”, afirma Ligia Camargo, diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. Segundo ela, aproximar a logística e aumentar a demanda pelo material permite fortalecer o ciclo de circularidade e melhorar a remuneração de catadores.
A escolha do Estado como o segundo a receber um dos nove Hubs de circularidade de HEINEKEN Spin se deu pelo potencial da região no desenvolvimento social, econômico e ambiental. Recentemente, Espírito Santo subiu quatro pontos no Ranking de Competitividade dos Estados, passando para a 6ª colocação no Brasil e para a 2ª na região Sudeste.