Em um momento histórico para a saúde pública de Colatina e de toda a região, foi inaugurado ontem (quinta-feira – 11/12) o Centro de Radioterapia Ilaria Rossi de Vasconcellos, no Hospital e Maternidade São José. A entrega faz parte da habilitação da instituição como UNACON (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e amplia significativamente a capacidade de atendimento aos pacientes oncológicos do SUS. Em cerimônia realizada no começo da tarde, o governo federal entregou um Acelerador Linear, aparelho que permitirá que pacientes façam radioterapia sem ter que se deslocar até Vitória.
A cerimônia contou com a presença do superintendente estadual do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin, do prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD/ES), do diretor do Hospital São José, Octacílio Calixto, do reitor do Unesc, Dr. Pergentino de Vasconcellos Júnior, além de parlamentares, autoridades estaduais, todo corpo clínico do hospital, médicos e lideranças locais. O investimento da União é de aproximadamente R$ 10 milhões, e o início dos atendimentos depende da assinatura de um contrato com o Governo do Estado – anunciado para a primeira semana de janeiro.

IAssistência oncológica é fortalecida com entrega de acelerador linear ao Hospital São José. foto secom-pmc
O prefeito Renzo Vasconcelos destacou a importância da entrega para a população colatinense:
“A vida das pessoas está em primeiro lugar. A partir de hoje, quem enfrenta o câncer terá um tratamento digno, humano e perto de casa. Sou grato aos meus avós, que sonharam com igualdade social, e grato ao governo federal por olhar para o interior. Tudo que for necessário para fortalecer a saúde de Colatina, o nosso mandato vai trabalhar para fazer acontecer.”
Renzo lembrou que a chegada da radioterapia representa um salto de dignidade e acolhimento para famílias de toda a região.
Simultaneamente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, conduziram a transmissão nacional que inaugurou centros de radioterapia em Itabira (MG), Goiânia (GO), São Luís (MA) e Marília (SP). Segundo o Ministério da Saúde, só em 2024 o programa “Agora Tem Especialistas” entregou 22 aceleradores lineares ao país, garantindo que todos os Estados brasileiros passam a contar com radioterapia pelo SUS pela primeira vez na história.
O superintendente estadual do Ministério da Saúde, Luiz Carlos Reblin, ressaltou o papel estratégico que Colatina assume na assistência oncológica:

A nova estrutura física construída para abrigar o serviço, anexa ao hospital, tem cerca de 1 mil metros quadrados e recebeu investimento superior a R$ 12 milhões. foto sesa
Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a chegada do acelerador linear a Colatina representa um marco na regionalização e na qualificação da assistência em oncologia. “O Hospital São José passa a consolidar-se como referência regional dentro da rede estadual de atenção oncológica, com capacidade de atuar como Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), fortalecendo a rede estadual e aproximando tecnologia, cuidado e qualidade de vida da população da região centro-norte”.
“Hoje Colatina se torna uma referência ainda maior. O acelerador linear significa mais precisão, menos radiação desnecessária e muito mais saúde para os pacientes. Estamos trazendo tecnologia e dignidade para o interior.”
O diretor do Hospital São José, Dr. Octacílio Calixto, celebrou a concretização do projeto:
“Este é um dia muito importante. Foram 10 anos de luta para que o serviço de oncologia de alta complexidade se tornasse realidade em Colatina. A nossa missão é que cada pessoa que for tratada aqui encontre o cuidado que merece.”
O Hospital São José, filantrópico, 100% SUS , é uma das cinco maiores empresas de Colatina e um dos maiores hospitais do Espírito Santo, com impacto direto na economia regional.
Mas o que representa o aparelho entregue?
Tecnologia de ponta: menos efeitos colaterais, mais precisão e menos sessões
O equipamento entregue ao Hospital São José é um acelerador linear de última geração, com tecnologia importada dos Estados Unidos. Entre os principais benefícios do novo equipamento estão:
– Redução expressiva de efeitos colaterais
– Menor dano aos tecidos saudáveis
– Menos sessões por paciente
– Tempo de exposição significativamente menor
– Tratamentos mais rápidos e eficientes
– Alta precisão na aplicação da radiação
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Hofmann, reforçou: “Hoje é um marco histórico. A radioterapia muda a vida das pessoas e amplia o alcance do SUS no interior do estado.”
Colatina como polo regional de saúde
Com a entrega da radioterapia e da nova ala de quimioterapia, Colatina:
– Aumenta a capacidade de atendimento oncológico
– Reduz deslocamentos de centenas de pacientes por mês
– Fortalece sua rede de média e alta complexidade
– Consolida-se como referência para toda a região Centro-Norte
Segundo dados oficiais, a média nacional de deslocamento para acesso à radioterapia é de 145 km, uma realidade que agora muda para milhares de capixabas.
Serviço
Centro de Radioterapia Hilaria Rossi de Vasconcellos
Hospital e Maternidade São José – Colatina (ES)
Atendimento preferencialmente pelo SUS
Previsão de início: Janeiro. fonte secom PMC