Aconteceu nesta terça-feira, 27 de agosto, na Câmara Municipal de Colatina, a audiência pública para apresentar o projeto de Usina Fotovoltaica e sua implantação, operação e manutenção para atender a demanda energética dos prédios públicos do município, promovendo economia e sustentabilidade.
A audiência pública teve como objetivo explicar sobre a futura licitação para Parceria Público-Privada (PPP) na modalidade de concessão administrativa para os serviços de implantação, operação e manutenção de Unidades Geradoras de Energia Fotovoltaica para o município.
Estavam presentes na audiência a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Simone Kuster Mitre, o procurador-geral municipal, Guilherme de Castro, gerente de PPPs do BANDES, Ivone Pontes, coordenador de projetos do BANDES, Vilker Zucolotto Pessin e, a coordenadora de projetos do IPGC, Caroline Braga.
Segundo a Secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Simone Kuster Mitre, o uso dessa tecnologia pode inspirar a criação de outros projetos, novas regulamentações e incentivos para energias renováveis.
“A parceria Público-Privada neste caso, une esforços, recursos e o conhecimento para atuar de forma colaborativa, sendo fundamental para acelerar o desenvolvimento do projeto e dividir as responsabilidades e investimento entre as partes.”
Os documentos e informações sobre a viabilidade técnica e econômica da PPP de Usina Fotovoltaica estão disponíveis para consulta no site: https://inova.colatina.es.gov.br/projeto/ppp-usina-fotovoltaica/
A data da consulta pública encerra no dia 5 de setembro.
A Energia Fotovoltaica utiliza os painéis solares para converter a luz do sol em eletricidade. É uma fonte de energia limpa, renovável e essencial para reduzir a dependência e minimizar o impacto ambiental. Fonte PMC