O pôr do sol de Colatina poderá, em breve, compor o catálogo de patrimônio cultural imaterial do Espírito Santo. Esta é a proposta do Projeto de Lei (PL) 776/2025, de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos/ES), que é ex-prefeito da cidade.
O projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa (Ales) e encaminhado para análise e pareceres das comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças, para que depois possa ser votado pelo Plenário da Casa.

“O pôr do sol que se reflete nas águas do Rio Doce constitui um verdadeiro espetáculo natural”, diz Sérgio
Na justificativa, o parlamentar pretende o reconhecimento do pôr de sol de Colatina por seu valor simbólico, paisagístico e efetivo para a população capixaba. Segundo Meneguelli, Colatina, a “‘Princesa do Norte’, é palco de um dos mais belos e marcantes entardeceres do Brasil”.
“O pôr do sol que se reflete nas águas do Rio Doce constitui um verdadeiro espetáculo natural, que inspira artistas, encanta visitantes e enche de orgulho os colatinenses. Na década de 1960, a renomada revista norte-americana Time elegeu o pôr do sol de Colatina como o mais bonito do Estado do Espírito Santo e o segundo mais bonito do mundo, destacando a singular beleza do fenômeno e a harmonia entre o sol, o rio e o relevo colatinense”, disse Sergio Menguelli.

Deputado Sergio Meneguelli
De acordo com o deputado, esse reconhecimento internacional “reforça o caráter único desse patrimônio natural e cultural, que há décadas emociona gerações de capixabas e visitantes. Mais do que uma paisagem, o pôr do sol de Colatina é parte viva da cultura e da identidade local”.
Ainda segundo Meneguelli, famílias, amigos e turistas se reúnem em pontos estratégicos para momentos de contemplação, convivência e pertencimento, “valores essenciais à preservação da memória e da alma de um povo”.
Acredita Sergio Meneguelli que o reconhecimento desse fenômeno como Patrimônio Cultural Imaterial representa um gesto de valorização do sentimento colatinense e de incentivo ao turismo, à arte e à preservação do meio ambiente.
“Como frequentador e admirador do pôr do sol de Colatina, sinto que essa homenagem traduz o carinho e o respeito de todos os capixabas por esse cenário único, que merece ser protegido e celebrado como parte do nosso patrimônio coletivo”, finalizou.Com ALES