
Sede da Apae de São Roque di Canaã, na rodovia Armando Martinelli. foto divulgação – Apae de SRC
A Apae de São Roque do Canaã, fundada em 17 de agosto de 2000, pelos idealizadores ex-prefeito Municipal, Ethevaldo Francisco Roldi (falecido), Raquel Teresa Coffler Galimberti, Hebert Bosi, Maria Rosalba Luchi Rossi, Maria das Graças Caser Bonatto, Firminia Nunes Conceição, Reuzeni de Fátima Bridi Baratela, Nivaldo Mafioletti, Luzinete Bolsoni Valle, Iraci Maria Vago Galon, Marcos Antônio Pereira, Rosania Wolpi Bolsoni, Valeria Cristiane Buzzatto, Eliene de Britto Cassani, Iraci Klug Hackbardt, Adiléia Mafioletti Marcelino, Ekza Cristina Spalenza Roldi, Waldeise Zanetti Nepomoceno, Marta Francisca Bolsoni, Maria de Lourdes Fabris Tonini, Maria Pandolphi Guerini, Jocimar Moacir Cappelletti, Raquel Rossi Melotti, Wantuill Estêvão Lima, Inés Regattieri Roldi, Rozeane Souza, Waldireni Zanetti Nepomoceno, com a missão de promover e articular ações de defesa e garantia de direitos e prevenção, orientação, prestação de serviços e apoio às famílias, para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.
Hoje a Apae de São Roque do Canaã, atende aproximadamente 70 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Autismo, que estão inseridas na entidade, recebendo atendimento especializado na área de Educação e Assistência Social. A entidade conta com profissionais especializados proporcionando melhor qualidade de vida aos alunos e sua respectivas famílias.

Pavimentação e drenagem da obra. foto divulgação – Apae de SRC

A obra vai ampliar o atendimento às pessoas especiais?
A construção da sede da APAE São Roque do Canaã, deu início em abril de 2025, um projeto assinado e doado pelo engenheiro Antônio Brás Corona. Com a planta aprovada, e o Alvara de licença de construção com o número 01/2025. Em seguida começou o nivelamento do terreno, a construção de poços para colunas e a preparação das fundações que são etapas cruciais na construção da sede da Apae, uma obra tão sonhada, com o objetivo de cuidar e acolher as pessoas especiais de São Roque do Canaã.
Cada etapa da construção da Apae, é um passo firme rumo a um futuro mais inclusivo e acolhedor para várias famílias do município

A obra da sede da APAE São Roque do Canaã, deu início em abril de 2025. foto divulgação – Apae de SRC
O projeto de construção da sede da APAE de São Roque do Canaã possui uma planta com uma área (terreno) de 3.000 metros quadrados, mas a construção do prédio (Pavimento Térreo) será de 441,46 metros quadrados, que irá atender a necessidade dos alunos e usuários, que são prioridade da entidade.
O valor da construção da sede da APAE São Roque do Canaã, está estimado em aproximadamente em R$ 2.500.000,00. (dois milhões e quintetos mil) recurso esse que Apae não tem para concluir 100% da obra, por isso, a APAE continuará contando com a colaboração de todos .Na realização da construção, a Prefeitura Municipal contribuiu realizando o aterro do lote, transportando mais de cem caçambas de terra para a conclusão do mesmo, através da Secretaria Municipal de Obras representada pelo secretário Juninho Baiúca. Nesse projeto de construção da sede da Apae, os moradores, entidade e empresas de São Roque do Canaã, tem contribuído muito principalmente nas campanhas de arrecadação de fundos como a “Doe Grãos de Esperança” que desde 2022, busca doações em dinheiro ou sacas de café junto às empresas e produtores rurais do município. Ainda nesse caminho de solidariedade a Apae, conta também com o “Pedágio Solidário” que arrecada fundos e sensibiliza a comunidade em geral sobre a causa da pessoa com deficiência.
Tem também o programa de associados, onde qualquer pessoa pode contribuir mensalmente com um valor escolhido pelo contribuinte.

Maria da Penha Zanetti, Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Roque do Canaã (APAE). foto divulgação – Apae de SRC
Para a Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Roque do Canaã (APAE), Maria da Penha Zanetti, a construção da Sede Própria da APAE proporcionará o aumento da capacidade dos atendimentos em um espaço físico seguro, acessível e adequado. Atualmente, a APAE não consegue oferecer atendimentos de serviços de saúde como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e médicos devido ao espaço limitado.
A Sede ampla permitirá a implantação desses serviços de saúde, reduzindo a necessidade das famílias de se deslocarem para outros municípios. Também ampliará e qualificará o atendimento às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Conclui Maria Zanetti.

A construção da sede da Apae, iniciada em abril deste ano, está em ritmo bem acelerado com o cronograma dentro dos padrões dos profissionais da construção e também da equipe que administra o recurso financeiro da construção da obra, que será paga com recurso próprio, resultado das Campanhas Grãos de Esperança e também da doação da Família Afonso de Alcântara.
A POPULAÇÃO PODE COLABORAR DE DIVERSAS FORMAS:
Doando para a Campanha: “Doe Grãos de Esperança” – A campanha tem como objetivo de arrecada fundos especificamente para a construção da sede.
Tornando-se Associado: Você pode contribuir com um valor mensal de sua escolha para garantir a continuidade dos serviços.
Participando do Pedágio Solidário: Ações de arrecadação de fundos e dando visibilidade à causa da Apae.
Através de parcerias com empresas: As APAES buscam firmar convênios com empresas privadas.
Doações em geral: A APAE busca e recebe recursos de órgãos públicos ou privados e contribuições de pessoas físicas.
