Obra da Estação de Tratamento de Esgoto avança e representa marco histórico para o saneamento de Colatina

Com investimento total de aproximadamente R$ 40 milhões, custeados pelo Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal e da empresa Samarco. foto secom PMC

A Prefeitura de Colatina segue promovendo o maior investimento em obras de saneamento da história do município, com execução em ritmo acelerado da obra de complementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE- Barbados) que tem parte do sistema de tratamento em funcionamento e previsão para a conclusão prevista para até maio de 2026.

Com investimento total de aproximadamente R$ 40 milhões, custeados pelo Ministério das Cidades, por meio da Caixa Econômica Federal e da empresa Samarco, a ETE representa um salto significativo para o saneamento básico da cidade. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Empreendimentos Especiais de Colatina.

A primeira etapa da obra, situada na região de Barbados, foi finalizada e já está em operação. Atualmente, a Prefeitura avança com a complementação (tratamento secundário e terciário), que incluem a construção de decantadores e filtros biológicos. Simultaneamente, a Prefeitura vem realizando a construção de modernas estações elevatórias de esgoto no lado norte da cidade, que possibilitarão o bombeamento do esgoto até a estação de tratamento.

De acordo com estimativas técnicas, após a conclusão das obras, o volume de esgoto tratado em Colatina deve crescer cerca de 70%.

Para o secretário municipal de Empreendimentos Especiais, Altair Vieira de Souza, a obra marca uma virada histórica na política de saneamento da cidade. “Estamos diante de um projeto transformador, que vai refletir na saúde pública, no meio ambiente e no desenvolvimento urbano de Colatina. Essa gestão tem se empenhado em garantir obras estruturantes e de longo prazo, e a ETE é um exemplo claro desse compromisso”, destacou o secretário.

O prefeito Renzo Vasconcelos destacou a importância do avanço da obra e reafirmou o comprometimento da gestão municipal com o progresso sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

“Essa é uma das maiores intervenções já realizadas no município em infraestrutura de saneamento. Estamos cuidando de Colatina com responsabilidade e planejamento, deixando um legado que vai beneficiar essa e as próximas gerações”, afirmou o prefeito.

Com a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto, Colatina entra em um novo patamar de eficiência no tratamento de resíduos, fortalecendo políticas de saúde pública, proteção ambiental e valorização urbana.

FONTE E FOTO Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *