Pesquisa Eleitoral em Baixo Guandu aponta para reeleição de Lastênio Cardoso

A Pesquisa realizada pelo Instituto Inconpes referente ao município de Baixo Guandu no Espírito Santo, divulgada neste sábado (20), aponta para a reeleição do atual prefeito da cidade, Lastênio Cardoso. O levantamento ouviu 500 eleitores nos dias 8 e 9 de julho na Sede do Município e em todos os Distritos do município. O Plano amostral seguiu os dados demográficos do IBGE foi conduzido pelo estatístico Felipe Moreira Martine, responsável por diversas pesquisas no Espírito Santo.

Lastênio está no Terceiro mandato, tendo sido o primeiro prefeito reeleito em Baixo Guandu e administrado o município de 2005 a 2012. Em 2012, Neto Barros foi eleito Prefeito de Baixo, tendo sido reeleito em 2016 e comandado a prefeitura até 2020. Em 2020 Lastênio foi novamente eleito prefeito e comanda atualmente o executivo municipal.

Apresentados os nomes dos candidatos em lista prévia, os resultados apontam para a reeleição de Lastênio Cardoso, que alcança 49% das intenções de voto, contra 25% do ex-prefeito Neto Barros. Em seguida, aparece Saulo Bussular com 5,8% das menções.

Com a apresentação da lista, os indecisos e os que não responderam somam 12,8%. Brancos e nulos somam 8%.

Pesquisa espontânea

Na Pesquisa espontânea não são apresentados os nomes dos candidatos, neste cenário o atual prefeito Lastênio Cardoso tem 45% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Neto Barros, com 21,4%. Na sequência, vem o empresário Saulo Bussolar, com 4,0% das intenções.

Brancos, nulos ou ninguém formam 6,8% do eleitorado. Os indecisos, os que não sabem e os que preferiram não responder são 22,8% dos guanduenses. Na pesquisa espontânea, não há a apresentação de lista prévia de candidatos.

Rejeição: Candidato que não votaria

Quando perguntados sobre em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum, os eleitores de Baixo Guandu responderam da seguinte forma: Das três opções apresentadas, a maior rejeição ficou com o ex-prefeito Neto Barros, com 19,8% das citações, seguido do atual Prefeito Lastênio Cardoso, com 14,20% das menções. O empresário Saulo Bussolar aparece em terceiro com 12,6% de eleitores que não votariam de jeito nenhum.

SEDE x Distritos

Comparando os dados demograficamente o levantamento aponta para uma Maior vantagem no distritos do atual Prefeito Lastênio Cardoso, chegando a 61% das intenções de voto na pesquisa estimulada, Seguido pele ex-prefeito Neto Barros com 21% das intenções de voto, na sequência Saulo Bussular aparece com 4%. Neste cenário os indecisos e que não responderam correspondem a 16%, Brancos e nulos somam 5%.

Na sede o levantamento estimulado também indica a vantagem do atual Prefeito Lastênio Cardoso, com 46% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito Neto Barros, com 25,5% das intenções de voto. O empresário Saulo Bussular tem 5,75% das intenções de voto neste cenário.

A Sede do município é composta pelos bairros Centro, Mauá, Rosário, São José, Sapucaia, Valparaíso, Vila Kennedy e os Distritos são Alto Mutum Preto, Ibituba, KM 14 do Mutum, Mascarenhas e Vila Nova do Bananal.

Metodologia

Foram realizadas 500 entrevistas presenciais, nos dias 8 e 9 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais, respeitando os dados demográficos do IBGE e estatísticas eleitorais do TSE. Foram ouvidos eleitores em todos os bairros da sede e distritos do interior do município. A pesquisa tem margem de erro de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01304/2024 e foi encomendado pelo GRUPO IMPACTUS LTDA. A amostra elaborada pelo estatístico Felipe Moreira Martine seguiu os seguintes parâmetros – SEXO: Masculino: (48%); Feminino: (52%) – IDADE: 16 a 24 anos (12%); 25 a 39 anos: (29%); 40 a 59 anos: (37%); 60 anos ou mais: (22%) – ESCOLARIDADE: Analfabeto e Fundamental Incompleto: (38%); Fundamental completo ou Médio incompleto: (23%); Médio completo ou Superior incompleto: (31%); Superior completo: (8%) RENDA FAMILIAR: Até 2 SM: (53%); De 2 a 5 SM: (35%); Acima de 5 SM (12%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *