Prefeitura de Colatina restringe circulação de caminhões em horários de pico

De acordo com o decreto Nº 31.286/2025, a restrição vale de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h e das 16h30 às 19h. foto secom PMC

A Prefeitura de Colatina vai restringir a circulação de caminhões e veículos pesados nos dias úteis, durante os horários de maior movimento. A decisão foi tomada pelo prefeito Renzo Vasconcelos e tem como objetivo melhorar a fluidez do trânsito e garantir a segurança da população.

A medida surge como resposta ao aumento expressivo do fluxo de veículos pesados na área urbana de Colatina desde a interdição parcial da Ponte Fontenelle, na BR-259, entre Colatina e Baixo Guandu. Com o bloqueio na  ponte, muitos caminhões passaram a utilizar ruas da cidade como rota alternativa, causando congestionamentos, desrespeitando leis de trânsito, desgaste no asfalto e riscos à integridade de motoristas e pedestres.

De acordo com o decreto Nº 31.286/2025, a restrição vale de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h e das 16h30 às 19h. Estarão proibidos de circular nesses horários os veículos de carga classificados como N2 e N3, com peso bruto total superior a 3,5 toneladas. A proibição se estende ao trecho urbano da ES-446 e às vias centrais compreendidas entre a Avenida Beira Rio e a Avenida Sílvio Avidos, incluindo as transversais.

“Essa é uma medida preventiva, necessária diante de um cenário atípico que estamos enfrentando com a interdição da ponte. Nosso foco é garantir a segurança de quem vive, trabalha e transita pela cidade”, afirmou o prefeito Renzo Vasconcelos.

A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, com apoio da Polícia Militar. Motoristas que descumprirem a norma estarão sujeitos a multa, quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

O decreto terá validade enquanto durar a interdição da ponte ou até nova reavaliação da Secretaria Municipal de Trânsito (SEMTRAN).

Infrações recorrentes e medidas de contenção

Nos últimos meses, a Prefeitura já havia adotado uma série de ações para tentar coibir o avanço de caminhões por áreas restritas, como a instalação de barreiras físicas nas cabeceiras da Ponte do Irajá e mais placas de sinalização.

Outra medida importante foi a ampliação do sistema de cerco eletrônico, que monitora em tempo real a circulação de veículos nas principais vias da cidade. O sistema permite identificar, autuar e coibir motoristas infratores, trazendo mais controle e segurança ao tráfego urbano.

Apesar disso, as ocorrências de desrespeito às regras continuaram sendo registradas, o que levou à necessidade de ações mais restritivas, como o novo decreto. FONTE SECOM PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *