
Os interessados poderão fazer a inscrição no período de 14 a 25 de julho de 2025, mediante o pagamento da taxa de R$ 85,00. foto senado federal
O Ministério da Educação (MEC) abriu o calendário oficial da Prova Nacional Docente (PND), exame que visa apoiar a formação e seleção de professores para a educação básica. Os interessados poderão fazer a inscrição no período de 14 a 25 de julho de 2025, mediante o pagamento da taxa de R$ 85,00. O edital foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 17 de junho de 2025.
A aplicação da prova está marcada para 26 de outubro de 2025 e será realizada pelo Inep em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O resultado individual está previsto para ser divulgado em 12 de dezembro de 2025.
A prova será composta por três partes:
– 30 questões objetivas de Formação Geral Docente (FGD)
– 1 questão discursiva sobre temas educacionais e pedagógicos
– 50 questões objetivas da área específica de atuação do candidato.
Poderão participar da prova estudantes que estejam cursando licenciatura, profissionais com licenciatura completa ou candidatos com formação pedagógica voltada à docência.
O resultado da PND terá validade de três anos. A pontuação poderá ser usada por redes públicas de ensino como etapa única ou complementar em concursos públicos ou processos seletivos para a contratação de professores.
Os estados que já confirmaram adesão são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
ATENÇÃO: O município de Colatina (Espírito Santo) também já fez adesão à Prova Nacional Docente (PND).