
O Partido Social Democrático (PSD/ES), comandado no Espírito Santo pelo prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, e sob influência direta do ex-governador Paulo Hartung (PSD/ES), confirmou sua entrada na coligação que reúne Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES), prefeito de Vitória, e Arnaldinho Borgo (PSDB/ES), prefeito de Vila Velha. O anúncio oficial deve ocorrer no mês de março, mas a aliança já está praticamente definida.

Hartung, Renzo, Arnaldinho e Pazolini
A recente foto do prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos em uma publicação no Instagram em que aparece ao lado dos prefeitos de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB/ES), e de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos/ES), mostra o caminho das siglas para eleições rumo as eleições de outubro. ⠀
A presença do PSD fortalece a frente oposicionista ao governador Renato Casagrande (PSB/ES) e ao vice Ricardo Ferraço (MDB/ES), candidato à sucessão pelo Palácio Anchieta. Hartung, histórico adversário de Casagrande, já declarou apoio a Pazolini para governador do ES.
Cael vice-prefeito de Vila Velha deixa PSB

Cael assumirá a presidência do PSDB em Vila Velha
O vice-prefeito de Vila Velha, Cael Linhalis, anunciou na quinta-feira (19/02) sua saída do PSB após 30 anos de filiação para se juntar ao prefeito Arnaldinho Borgo no PSDB/ES. Arnaldinho confirmou que Linhalis assumirá a presidência do PSDB municipal, consolidando a base tucana para as eleições de 2026. O movimento também envolve o deputado federal Dr. Victor Linhalis, filho do vice-prefeito, que deve migrar do Podemos para o PSDB.
Com a nova configuração, Arnaldinho fortalece sua posição política e mantém aberto o caminho para disputar o Senado nas eleições de outubro.
MDB capixaba conta com duas pré-candidaturas fortes

O vice-governador Ricardo Ferraço, pré-candidato ao governo do estado
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB/ES) conta com duas pré-candidaturas fortes: a do vice-governador Ricardo Ferraço, presidente do diretório estadual, que vai encarar a disputa para governador; e a do prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, cotado para a disputa ao Senado Federal. O partido conta também com a ex-senadora Rose de Freitas que se colocou como pré-candidata ao Senado. No sábado dia 21 deste, Rose de Freitas participou da solenidade de entrega das obras em Marilândia pelo governo do estado, e dialogou com vários prefeitos e vereadores.
Kalil e Pacheco descartam dobradinha eleitoral em chapa lulista

Pacheco deve ser o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo de Minas Gerais
Aliados do senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG) e do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PDT/MG) descartam a possibilidade de os dois dividirem o palanque no 1° turno da eleição deste ano. Pacheco deve ser o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao governo do estado.
Por motivos distintos, os dois lados apontam a costura como inviável. Uma dobradinha entre Kalil e Pacheco é vista como improvável, também, por integrantes do PT. Há a percepção de que o trânsito do ex-prefeito com aliados de Lula já não é mais o mesmo de 2022, quando ele concorreu ao Palácio Tiradentes com apoio dos petistas.
Nikolas visita Bolsonaro e solicita direita unida para “salvar o Brasil”

Nikolas Ferreira uma chapa do PL em Minas Gerais forte.
O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) visitou ontem (sábado 21/02) o ex-presidente Jair Bolsonaro no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”, em Brasília. O encontro foi pautado por articulações da direita para as eleições de 2026, sobretudo em Minas Gerais.
Na saída, ele traçou cenários e se defendeu de críticas de aliados. Nikolas afirmou que pretende disputar a reeleição para a Câmara e ajudar a buscar um nome para o governo mineiro, destacando a importância de alinhar candidatos aos “princípios e valores” conservadores. Após a reunião, ele disse que recebeu aval de Bolsonaro para ajudar a construir uma chapa do PL em Minas Gerais, tanto para o governo quanto para o Senado.
Marcelo Santos não vai tentar a reeleição

Marcelo Santos pré-candidato a deputado federal
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União/ES), não vai tentar a reeleição este ano para o que seria seu sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Ele busca alcançar uma das dez vagas de deputado federal destinadas ao Espírito Santo, abrindo espaço para novas pré-candidaturas oriundas de Cariacica, seu reduto eleitoral.
Em 2022, Marcelo Santos foi o quarto mais votado em Cariacica para deputado estadual, obtendo 9,3 mil votos na cidade, 22,3% do total de 41,6 mil votos.
Jack Rocha e Genivaldo Lievire, lado a lado nas eleições 2026

Candidata a reeleição a federal Jack Rocha e Genivaldo rumo a Ales, unidos vão caminhar os munícipios capixaba
Em visita à cidade de Marilândia, num evento do governo do Estado, a deputado federal Jack Rocha (PT-ES), estava acompanhada do ex-vereador de Colatina, ex-deputado estadual e um líder do partido na região.
Eleito em 2010, com 23.801 votos, o pré-candidato Genivaldo Lievore (PT-ES),disputa uma cadeira no legislativo estadual em 2026, para continuar trabalhando para povo capixaba e defender seus direitos na Assembleia Legislativa do ES. Já a deputada federal Jack Rocha (PT-ES) foi eleita nas eleições de 2022 com um total de 51.317 votos no Espírito Santo.
Nesse ano de 2026, Jack Rocha e Genivaldo Lievore, vão caminhar lado a lado nos 78 municípios, com o pré-candidato ao governo do Espírito Santo Helder Salomão e na reeleição do Presidente Lula, num projeto amplo para Estado.
Quais cargos estarão em disputa nas Eleições 2026

Em outubro, mais de 150 milhões de brasileiras e brasileiros voltarão às urnas eletrônicas para escolher o presidente da República, governadores e senadores, bem como deputados federais, estaduais e distritais.
O 1º turno das Eleições Gerais de 2026 acontece no dia 4 de outubro, quando o eleitorado fará seis escolhas nas urnas, nesta ordem: • deputado federal; • deputado estadual (ou distrital, no caso do Distrito Federal); • senador (primeira vaga); • senador (segunda vaga); • governador e vice-governador; e • presidente e vice-presidente da República.