
Milhares de pessoas no centro de Roma para o cortejo fúnebre de Francisco. foto vaticano.

Terminado o funeral do papa Francisco, que morreu aos 88 anos, as atenções agora se voltam para a realização do conclave que escolherá seu sucessor.
O primeiro ato dessa sequência de cerimônias, coordenadas pelo camerlengo — autoridade responsável por governar o Vaticano durante a vacância do trono papal —, o cardeal Kevin Farrel, é declarar oficialmente a vacância da Sé após a confirmação da morte do papa. Isso já ocorreu no atual processo.
A partir desse momento, entram em cena dois fatores fundamentais para a escolha do novo papa: o legado deixado pelo pontífice anterior e o rumo que se deseja para o catolicismo e sua influência espiritual nos próximos anos.
Para que essa definição ocorra, será preciso alcançar um consenso majoritário entre os 135 cardeais que participarão do conclave. Candidatos ao papado (da esquerda para a direita): cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, cardeal Pietro Parolin, cardeal Luis Antonio Gokim Tagle e cardeal Fridolin Ambongo Besungu (foto)
Argentina se despede do papa Francisco com “abraço simbólico” em missa
Argentinos se despediram do papa Francisco neste sábado (26), realizando uma grande missa ao ar livre em frente à catedral onde ele serviu como arcebispo de Buenos Aires antes de seu papado.
Telões mostraram a imagem de Jorge Mario Bergoglio, filho de imigrantes italianos nascido em Buenos Aires em 1936, que fez história ao defender os pobres, sendo o primeiro papa latino-americano. A histórica Plaza de Mayo estava cheia de jovens e famílias, comunidades às quais o papa Francisco transmitiu repetidamente mensagens encorajadoras. Fonte BBC NWES BRASIL e fotos Vaticano