O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador, Ricardo Ferraço, estiveram no último sábado (1º), em Laranja da Terra, onde anunciaram novos investimentos e entregaram importantes obras para o município. E entre as futuras ações, está a reforma da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito de Vila de Laranja da Terra, obra que será executada com recursos da Secretaria de Recuperação do Rio Doce (Serd).
O investimento, de cerca de R$ 1,4 milhão, faz parte de um grande pacote de ações de saneamento urbano e rural que a Serd vem planejando para as cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana. Com a modernização das estações de tratamento de água e esgoto na Bacia do Rio Doce, o objetivo do Governo do Estado é reduzir a poluição dos rios afluentes, restaurar os ecossistemas e garantir água limpa e segura para as comunidades.

O investimento, de cerca de R$ 1,4 milhão, faz parte de um grande pacote de ações de saneamento urbano e rural que a Serd vem planejando para as cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana.
Laranja da Terra está inserida na sub-bacia do Rio Guandu, que é um afluente importante da bacia do Rio Doce. Como parte desse complexo hidrográfico destacam-se também o Rio Taquaral e os córregos Laranja da Terra, Ribeirão do Bom Jesus, Criciúma e Laranjinha. A recuperação dos rios afluentes é fundamental para a saúde de toda a Bacia do Rio Doce”, afirmou o secretário de Estado de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi.
No Espírito Santo, 33 municípios estão no mapa de atuação do Novo Acordo do Rio Doce, homologado pelo STF em novembro de 2024. Laranja da Terra e outras 21 cidades capixabas, que tem rios afluentes do Rio Doce em sua extensão territorial, podem receber investimentos em saneamento e recuperação ambiental. fonte Assessoria de Comunicação da Serd – Renato Costa Neto / Karina Soares