
Guerino Balestrassi, que já foi presidente do Bandes, se reuniu com o diretor de negócios Marcos Kneip, com o gerente de Governança Marcos Roberto Lima e do assessor Paulo Brusqui.foto divulgação
Com o objetivo de estimular o desenvolvimento sustentável das cidades impactadas pelo desastre ambiental de Mariana, o secretário estadual da Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi, se reuniu com a diretoria do Bandes, o Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo.
Guerino, que já foi presidente do Bandes, se reuniu com o diretor de negócios Marcos Kneip, com o gerente de Governança Marcos Roberto Lima e do assessor Paulo Brusqui. No encontro, foram debatidos temas como saneamento, infraestrutura e operações de crédito com impacto social, ambiental e climático.
Outro destaque na agenda ambiental do Bandes é o Programa Reflorestar, iniciativa do Governo do Espírito Santo, parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), voltada à recuperação de áreas degradadas e ao fortalecimento da cobertura florestal. Em 2024, o Bandes destinou R$ 12,2 milhões em Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), beneficiando 583 novos projetos e mais de 1.000 contratos em fase de monitoramento. Os recursos foram distribuídos pelos municípios capixabas, contribuindo para a preservação de 8,1 mil hectares.
“Como é bom retornar ao Bandes, instituição em que fui presidente de 2009 a 2010 e de 2011 a 2013, e ver a evolução do banco e como o órgão contribui decisivamente para o desenvolvimento do nosso Estado. Nosso objetivo agora é estreitar as parcerias do Bandes com a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce e das cidades impactadas, seguindo a orientação do governador Renato Casagrande”, afirmou Guerino Balestrassi.