Reunião do MPES alinha estratégias de segurança e mobilidade para o Vital 2025

Os dias 22 e 23 de agosto prometem agitar o Sambódromo de Vitória com mais uma edição do Vital, o maior carnaval fora de época do Sudeste. Foto: Divulgação/ Vital/2024

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, promoveu, nesta quarta-feira (16/07), uma reunião para alinhar estratégias e definir medidas para garantir a segurança e a mobilidade dos foliões que participarão do Vital 2025.O evento está programado para os dias 22 e 23 de agosto, no Sambão do Povo, em Vitória.

O encontro foi mediado pelo Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória, Marcelo Lemos Vieira, e contou com a presença de representantes da organização do evento, da Prefeitura de Vitória, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP).

Na reunião, foi informado que no dia 5 de agosto será realizada reunião entre os organizadores e as forças de segurança municipais e estaduais para detalhamento do plano de proteção e integridade dos participantes, vindos de diferentes regiões do Brasil.

A Prefeitura, ao lado dos responsáveis pelo evento e do Corpo de Bombeiros, ressaltou que as etapas para obtenção do alvará estão em andamento. A previsão é de que a vistoria final da estrutura aconteça em 21 de agosto, véspera da abertura da micareta.

Entre as medidas previstas está a instalação de um posto de comando próximo à entrada do Sambão do Povo, para registro de boletins de ocorrência em caso de sinistros. Também foram discutidas ações específicas para coibir furtos de aparelhos celulares durante o evento.

Outro ponto abordado foi a logística de dispersão do público ao término da festa. A organização e a administração municipal trataram de iniciativas voltadas à melhoria da mobilidade urbana, incluindo a definição de pontos para embarque em serviços de transporte por aplicativo e táxis.

A realização da reunião reforça o compromisso do MPES em ir além de suas atribuições tradicionais de fiscalização e defesa de direitos, atuando também como agente de diálogo e mediação, como ocorreu durante a edição de 2023 do evento.

PROGRAMAÇÃO Vital 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *